Setor de bioenergia abre safra nacional
Um dos principais problemas que impedem uma maior produtividade das lavouras gaúchas é a acidez dos solos. Para minimizar esta situação, o governador Tarso Genro lança, nesta sexta-feira (15), no município de Lagoão, no alto da Serra do Botucaraí, o programa elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio que prevê ações para corrigir a acidez dos solos.
O programa conjetura atuação articulada com o Ministério da Agricultura, Prefeituras, indústria do calcário e produtores. A idéia é atingir 100 municípios, beneficiar 20 mil produtores com a correção de 100 mil hectares e a utilização de 500 mil toneladas de calcário. Cada produtor poderá corrigir até cinco hectares através desta iniciativa do Governo do Estado.
Estimado em R$ 30 milhões de reais, o programa envolverá a disponibilização financeira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a efetivação de Emenda Parlamentar indicada pelo Deputado Federal Paulo Pimenta, no valor de 2,2 milhões de reais, do Governo do Estado por intermédio da SEAPA, das Prefeituras Municipais, dos agricultores e do SINDICAL.
De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, sem a ajuda governamental, os produtores a serem beneficiados não teriam condições de realizar esta operação, que pode resultar em aumento de até 25% na produtividade das culturas de grãos.
“Se combinada esta ação com a adubação correta, podemos chegar a patamares de até 100% na elevação da produtividade. E, no caso da produção de forragem e pastagens naturais, a aplicação de calcário e fertilizante fosfatado solúvel, juntamente com a introdução de espécies forrageiras de maior potencial de produção, pode haver incremento na produtividade de até 500%”, estima Mainardi.
Clarice Lena Mateuzzi Giorgi
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio - SEAPA
(51) 3288-6211
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura