Aplicativo da FMC permite identificar doenças e pragas nas lavouras com a ponta dos dedos
Com o intuito de potencializar a produção agrícola do Tocantins, o governador Siqueira Campos assinou, na tarde desta quinta-feira (30), o contrato de empréstimo, no valor de U$$ 99 milhões, junto ao BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. O empréstimo é voltado para iniciar a primeira etapa do Prodoeste – Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Tocantins, que possibilitará a expansão de plantio de grãos e frutas na região das várzeas (municípios de Lagoa da Confusão, Pium, Cristalândia, Formoso do Araguaia e Dueré).
Com o empréstimo, o Governo do Estado iniciará o processo licitatório para realização das primeiras obras do Prodoeste. “Essa é a retomada de investimentos na região das várzeas do Araguaia, que tem tanto potencial de recursos hídricos para agricultura”, afirmou o governador Siqueira Campos, reafirmando o compromisso do setor produtivo do Tocantins.
O evento de assinatura do contrato aconteceu na Fazenda Diamante, município de Lagoa da Confusão, e contou com a presença do secretário Nacional de Irrigação, Guilherme Augusto Orair, e da representante do BID no Brasil, Daniela Carrera-Marquis. Também estiveram presentes, o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, a senadora Kátia Abreu, o deputado federal Irajá Abreu e o deputado estadual José Geraldo, dentre outras autoridades do Estado.
Em sua fala, a representante do BID falou sobre a importância do Prodoeste. “O Banco Interamericano reconhece a importância do Prodoeste, para fazer do estado mais novo do Brasil [o Tocantins] num motor para toda região”, afirmou Daniela.
O secretário Nacional de Irrigação, Guilherme Augusto, elogiou o Tocantins pelos projetos voltados para agricultura irrigada e garantiu que o Ministério da Integração Nacional será parceiro do Tocantins, nas demais fases de implantação do Prodoeste. O Governo Federal foi o avalista desse empréstimo, que precisou ser autorizado e aprovado pelo Senado Federal, em junho deste ano.
Para o secretário da Agricultura, Jaime Café, a assinatura do contrato significa a realização de um sonho antigo dos produtores da região. “Há mais de dez anos, os produtores dessa região já esperavam por esse programa, que é audacioso e onde o Governo vai dar a garantia hídrica, e os produtores farão as intervenções necessárias dentro das propriedades, para aumentarmos nossa produção”, afirmou Jaime Café.
Na ocasião, o governador também assinou duas ordens de serviço, autorizando a construção do anel viário em Lagoa da Confusão, com 5.500 metros de extensão e a outra autorizando as obras de terraplanagem, drenagem e pavimentação asfáltica da estrada TO 255, entre Lagoa da Confusão e Barreira da Cruz, numa extensão de 48 km. As obras atendem uma reivindicação antiga dos produtores da região, que utilizam a estrada, para escoamento.
O proprietário da fazenda Diamante, Vitor Costa, elogiou o Governo do Estado pelos esforços em prol do Prodoeste e pelas obras de infraestrutura, que beneficiarão a produção local. “Podemos comemorar essa conquista para os produtores e para todo o Estado”, afirmou, acrescentando: “É importante o Governo olhar para o agronegócio, pois a iniciativa privada não poderia conseguir algo tão grandioso sozinha”.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura