Governo de Minas lança em São Paulo a Semana Internacional do Café

25.03.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: SEAPA

O Governo de Minas lança nesta terça-feira (26), em São Paulo, a Semana Internacional do Café, um dos maiores eventos mundiais do setor cafeeiro em 2013. Programada para o período de 9 a 13 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, a Semana receberá a reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e a 8a edição do Espaço Café Brasil.

A Semana Internacional do Café é promovida pelo Governo de Minas, por meio da Seapa, em parceria com a OIC, Faemg, principal entidade do agronegócio mineiro, Sebrae – que fomenta o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor –, Mapa e Café Editora, promotora do 8º Espaço Café Brasil.

O Espaço Brasil Café, que chega pela primeira vez a Minas, é uma plataforma de negócios para o mercado de cafés, oferecendo área de exposições e atrações para produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, baristas e consumidores finais. A feira atrai os principais compradores e fornecedores do mundo. Em 2012, contou com a visitação de 6.500 compradores e profissionais e mais de 100 marcas expositoras que apresentaram lançamentos de produtos e tendências. Paralelamente à feira ocorrem atrações como rodadas de negócio, seminário e workshops.

A OIC é o principal organismo intergovernamental do setor no mundo. A escolha de Minas Gerais para receber a reunião de 50 anos da organização, encontro que raramente ocorre fora de Londres, sede da entidade, reflete a importância do Estado para a cafeicultura, já que responde por mais de 50% da produção brasileira – maior produtor mundial do grão.

Na reunião da OIC, chefes de Estado e centenas de delegados de 70 países estarão na capital mineira para debater os rumos do mercado de café.

No evento de lançamento em São Paulo, estarão presentes o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento; o diretor-executivo da OIC, Robério Silva; o coordenador do 8º Espaço Café Brasil, Caio Alonso e o presidente da Faemg, Roberto Simões.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025