Artigo: Perdas pós-colheita devem ser consideradas
A cidade de Goiás (141 km da capital) foi escolhida para o lançamento oficial da campanha de vacinação contra a febre aftosa. O governador Marconi Perillo visita fazenda de propriedade do pecuarista Pedro Jardim, na sexta-feira (29). A partir das 9h, Perillo inicia simbolicamente a campanha, vacinando um dos bovinos da propriedade. A imunização deste ano já começou em Goiás, sendo que o material publicitário (impresso, rádio, televisão e internet) começou a ser distribuído e veiculado a partir de quarta-feira (20). A meta é alcançar todos os pecuaristas, responsáveis por imunizar 21 milhões de cabeças (bovinos e bubalinos), entre 1º e 31 de maio.
Para agilizar o início dos trabalhos no campo, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária do Estado de Goiás (Agrodefesa) libera, também no dia 29, os lotes com as doses da vacina. A meta do governo estadual é estabelecer a imunização única, a partir de novembro deste ano, quando apenas os animais de até 24 meses serão vacinados. "Precisamos da total dedicação do pecuarista, para o êxito da campanha, o que possibilitaria a vacina única, ainda este ano", lembrou o presidente da Agrodefesa, Antenor Nogueira. O plano de mídia foi lançado oficialmente na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás (Seagro).
Secretário Antônio Flávio Camilo de Lima (Agricultura) conclama os pecuaristas ao engajamento na campanha, uma forma de responder aos anseios do governo estadual, que pretende erradicar em definitivo a doença do território, com única imunização. Mesmo entendimento tem o presidente da Associação Goiana dos Revendedores de Produtos Agropecuários (Agerpa), Roberto Taveira, que reconhece a responsabilidade da entidade, do armazenamento ao controle de temperatura do produto. Para ele, a Agerpa tem a meta de ajudar na campanha de convencimento dos pecuaristas. Participaram do lançamento da mídia representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Empresa de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária do Estado de Goiás (Emater-GO).
Mais informações: www.seagro.gov.br ou (62) 3201-8905
Fonte: Comunicação Setorial/Seagro
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura