Goiás integra Lavoura, Pecuária e Floresta

05.02.2010 | 21:59 (UTC -3)

Goiás deverá ser o primeiro estado a implantar o Programa Integração Lavoura-Pecuária-Floresta no Brasil e receber recursos da União com linha de crédito especial e juros diferenciados.

Este foi um dos resultados do encontro entre o secretário Leonardo Veloso e o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, quinta-feira (04/02), em Brasília.

O programa, uma iniciativa de disseminação de tecnologias da Seagro e da Embrapa, já existe há 10 anos na Fazenda Santa Brígida, em Ipameri, mas só agora tem chance de ser ampliado, com repasse de recursos e linhas de crédito. Em apenas três anos, a fazenda, que enfrentava problemas resultantes da degradação de pastagens, teve êxito na área de transferência de tecnologia. Para este ano, está prevista a instalação de mais 10 estações experimentais em Goiás.

Pioneirismo

O Programa é pioneiro também por estar em consonância com o compromisso assumido pelo Governo Federal em Copenhague de recuperar um milhão de hectares por ano. Além das vantagens ambientais, o Programa permite ao produtor agregar valor às atividades realizadas, ampliando a própria renda.

Recentemente o então ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Unger, em visita à estação de Ipameri, havia adiantado que o projeto poderia ser referência para outros estados, como Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso, que estão testando o programa atualmente.

Fonte e mais informações: Seagro - (62) 3201-8905 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025