Goianésia/GO recebe a sétima edição dos Seminários de Comercialização

30.01.2013 | 21:59 (UTC -3)
Cleiber Di Ribeiro

A sétima rodada dos Seminários Regionais de Comercialização e Mercado Agrícola 2013, promovidos pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural de Goianésia e o Instituto Inovar, será realizada na sede do Sindicato Rural de Goianésia, nesta quarta-feira (30), às 19 horas. Todas as principais regiões produtoras de soja, milho e algodão serão sede dos oito seminários, que ocorrem anualmente no período anterior à colheita da safra de grãos. O objetivo do evento é levar ao produtor e empresário rural, em seu município, informações de qualidade sobre o mercado de commodities agrícolas.

De acordo com o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, 2012 foi um ano favorável ao produtor, mas é preciso estar atento e buscar informações complementares para a tomada de decisões na hora da comercialização. “Se por um lado os preços melhoraram nos últimos tempos, temos que avaliar o mercado para 2013, para os próximos dois anos, cinco anos, e ainda o custo de produção que sobe acima dos preços dos produtos agropecuários”, ressalta.

Segundo o assessor técnico da Faeg para a área de cereais, fibras e oleaginosas, Leonardo Machado, até o momento 60% da soja da safra 2012/2013 já foi comercializada. A oleaginosa foi a principal cultura plantada neste ano agrícola ocupando 2,5 milhões de hectares do total de 4,5 milhões de grãos plantados em Goiás. Segundo ele, o produtor utilizou muita tecnologia devido ao bom patamar dos preços, porém intempéries climáticas não favoreceram a cultura e, por isso, considera imprescindível a busca de boas informações para que o produtor possa comercializar o restante desta safra e planejar o plantio da próxima. Sobre o milho, houve redução no plantio da primeira safra 2012/2013, mas o produtor tem apostado no cereal para a segunda safra (safrinha). Segundo o assessor da Faeg, até o momento, foi comercializado 15% de seu montante.

O palestrante do seminário, Glauco Monte, é formado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e atuou na área de financiamentos agrícolas por dois anos. Ele abordará as perspectivas do Mercado de soja e milho, a análise da oferta/demanda mundial de soja e milho, a escassez de soja nos EUA em 2012 e a projeção para 2013, a oferta/demanda sul-americana do milho, além do mercado brasileiro de milho, a China como um importante player importador no futuro e a posição dos fundos especuladores para 2012/13.

30 de janeiro de 2013

19 horas

Goianésia, na sede do Sindicato Rural

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025