Mapa publica recomendações para plantio da soja
A Gerência de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar reuniu, em Porto Alegre, representantes de diversas ervateiras do Estado para apresentar e discutir o novo caderno de encargos para obtenção do selo Qualidade Certificada Emater/RS.
No Estado do Rio Grande do Sul existem atualmente 340 ervateiras, desde fabricação familiar, de pequeno, médio e grande porte com produção anual de 78 mil toneladas de erva. Hoje, quatro ervateiras possuem o Selo Qualidade Certificada Emater/RS com produção de 15.600 toneladas de erva (Ervateira Vier, Ximango, Barão e Valério). Segundo o gerente da Classificação, Edemar Streck, o projeto é expandir o Selo a outras empresas interessadas no agronegócio e em uma produção de qualidade.
O novo Caderno de Certificação da erva-mate da Emater/RS-Ascar diz respeito, principalmente, quanto ao sistema de cultivo, colheita e transporte da erva mate, bem como dos processos de recepção, secagem, beneficiamento, embalamento, distribuição do produto pelas indústrias. Além disso a Emater/RS-Ascar pretende capacitar agricultores para produzir erva-mate de acordo com as Boas Práticas Agrícolas (BPA) e conceder o certificado às empresas ervateiras que se adequarem aos requesitos estabelecidos no Caderno de Encargos e em consonância com a Legislação Sanitária, principalmente quanto às Boas Práticas de Fabricação (BPF).
O papel da Gerência de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar é realizar auditorias junto aos agricultores e indústrias para verificar se há conformidade ou não em relação aos critérios técnicos estabelecidos no caderno. “A idéia é que os Escritórios Municipais deem assistência técnica aos agricultores para a produção de erva-mate de melhor qualidade e que o Núcleo de Certificação faça as auditorias. A atualização do nosso Caderno segue os padrões da ISO 9001:2008 e das legislações estabelecidas pela ANVISA”, comenta o gerente de Classificação, Edemar Streck.
Aline Menuzzi e Joana Pretto Cavinatto (estagiárias)
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura