Genética Aditiva realiza ultrassonografia de carcaças

12.04.2010 | 20:59 (UTC -3)

Durante esta semana, Fabiano Araújo, da Aval Serviços Tecnológicas, está nas fazendas da Genética Aditiva para realizar a ultrassonografia de carcaças no rebanho do grupo.

Na última terça-feira (06), foi feito trabalho em conjunto com o médico veterinário Rodrigo de Oliveira Zinezzi, da MS Zen, que realizou o diagnóstico de gestação nas novilhas, enquanto Fabiano passava o aparelho de ultrassom.

A ultrassonografia de carcaças será realizada em aproximadamente 800 novilhas, que foram para a estação de monta entre 11 e 14 meses. Agora, com 16, 17 meses elas passam por exame de ultrassonografia de carcaças e pelo exame de gestação. A técnica consiste na utilização do aparelho de ultrassom em três partes do corpo do animal - área de olho de lombo (AOL), gordura de cobertura (contra-filé) e na garupa (entre alcatra e picanha - P8). As imagens das três regiões do animal são analisadas, levando-se em conta o peso, a altura e o histórico do animal, para que seja feita a avaliação e, obtenha assim, um índice para esta característica.

As características de carcaças são de herdabilidade média-alta e o uso do ultrassom para realização desta técnica permite uma análise precoce dos animais para seleção sem a necessidade do abate, além de ser uma medida com custo inferior e mais ágil, se comparado ao teste de progênie.

De acordo com Fabiano Araújo, o acabamento e a melhor remuneração é um dos maiores entraves enfrentados pelos pecuaristas. "Poucos utilizam este tipo de avaliação em seu rebanho, o que justifica o alto número de animais sem acabamento", informa. Segundo Araújo, a avaliação para acabamento objetiva uma melhoria na qualidade da carne.

Bárbara Ferragini

Assessoria de Imprensa Genética Aditiva

/ (67)3321 5166

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025