Remate encerra a Exposição Nacional de Rústicos Angus
Em 2008, o agronegócio brasileiro teve um prejuízo calculado pela Abiove em mais de US$ 1 bilhão. Perto de 400 mil toneladas de soja foram refugadas pela China por estarem com resíduos de fungicida acima do permitido. Foram quase 5 meses de embargo, quando nossas exportações ficaram suspensas.
O Brasil é o segundo maior exportador mundial de soja em grão, atrás apenas dos EUA.O complexo soja responde por quase um terço da pauta. No ano passado foram 42,3 milhões de toneladas embarcadas para 46 países, com receita de US$ 17,2 bilhões. O Brasil também é lider mundial nas exportações de açúcar, carnes bovina e de frango, café em grão e suco de laranja.
A porta de saída de 90% de nossas mercadorias comercializadas para outros países são os portos. Segundo o Centronave - Centro Nacional de Navegação - que reúne as 31 maiores companhias de navegação em operação no país, nos cinco primeiros meses deste ano, 5.892 empresas utilizaram navios porta conteineres para exportações. E nos últimos 12 meses, foram feitas 11.302 escalas de navios do mesmo porte em 39 portos brasileiros, com 189 países de origem e destino.
Para que os produtos brasileiros mantenham a qualidade e não corram o risco de serem refugados, a exemplo da soja em 2008, eles precisam passar pela supervisão de embarque. Um trabalho minucioso de rastreabilidade e controle que começa bem antes da porteira, com a análise dos grãos plantados e colhidos; na quantidade e qualidade das cargas movimentadas nos silos e armazéns, nas estradas, sobre trilhos e a bordo dos navios, antes e durante as operações de descarga e embarque para o exterior.
GenesisGroup faz supervisão nos Portos
O GenesisGroup, através do Geneslab Ltda e da Intertrace, está credenciado para fazer a supervisão de embarques de grãos, açúcar e biocombustíveis nos principais portos do País: Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC) e Rio Grande (RS). A autorização foi dada porque o GenesisGroup atendeu a todos os requisitos feitos pelas administrações dos portos, terminais, Polícia Federal, Ministério da Agricultura e pela aduana brasileira, órgão que cuida da fiscalização das operações ligadas ao comércio exterior e que está subordinada à Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda. No Porto de Santos(SP), o processo de credenciamento deverá ser concluído nos próximos dias.
Segundo o diretor comercial do Geneslab, Rodrigo Alves e o diretor administraivo financeiro do GenesisGroup, Henrique Victorelli Neto, o objetivo da supervisão de embarques realizada nos portos brasileiros é o de fornecer aos consumidores garantias de segurança dos alimentos. “A cadeia de fornecimento mundial está crescendo rapidamente e conforme ela se expande também aumenta a necessidade de padrões de produção equivalentes e amplamente implementados. Nossos produtores estão buscando se enquadrar dentro das normas que regem o mercado mundial de produção e comercialização de produtos agrícolas. E isso não pode ser perdido em nenhuma das etapas do processo, desde a propriedade até a mesa do consumidor. Com a supervisão de embarques, estamos buscando a excelência para o padrão de qualidade dos produtos brasileiros, única forma de agregar valor à nossa produção e abrir portas no cada vez mais competitivo e exigente mercado mundial”.
Ercília Fernandes
Assessoria do GenesisGroup
(43) 33771700
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura