RS mantém área de grãos de verão
A grande presença de público acompanhando o julgamento de animais rústicos, na Expointer 2010, segundo o presidente da Associação Brasileira de Angus (ABA), Joaquim Mello, abre um novo ciclo de venda da raça Aberdeen Angus, que tinha o período forte de comercialização na temporada de primavera.
Com a média de 697kg, o box 12, geração 2008, da Cabanha São Xavier (Tupanciretã/RS), de Caio Cezar Fernandez Vianna, levou o trio grande campeão PO de rústicos da raça. Já o trio reservado grande campeão foi da Estância Barragem (Quarai/RS), de Ricardo Macedo Gregory com o box 14, geração 2008. A Cabanha Santa Angélica (Uruguaiana/RS), de Frederico Fittipaldi Pons, faturou o terceiro melhor trio de PO. A Agropecuária Albardão (Santa Vitória do Palmar/RS), de Carlos Inácio Talavera Campos, ficou com o prêmio de grande campeão PC com o box 22, geração 2008 e 687kg. A Cabanha São Xavier (Tupanciretã/RS), de Caio Cezar Fernandez Vianna, conquistou o trio reservado grande campeão PC do julgamento. O terceiro melhor trio foi para Agropecuária Maipu (Ibirubá/RS) de Alberto de Abreu Medeiros.
Nas fêmeas PO, o box 27, geração 2009, da Cia Azul Agropecuária (Uruguaiana /RS), de Susana Macedo Salvador, faturou o grande campeonato. O trio reservado grande campeã ficou com o lote 25, geração 2009, da Cabanha Santa Ângela (Uruguaiana/RS), de Frederico Fittipaldi Pons. O lote 28, geração 2009, da Cabanha Basca (Uruguaiana/RS), de Mariana Franco Tellechea, conquistou o terceiro melhor trio PO. A melhor fêmea rústica, box 25 e tatuagem 30, foi conquistada por Frederico Fittipaldi Pons. Nas fêmeas PC, a GAP Genética (Uruguaiana/RS), de Eduardo Macedo Linhares, levou com o grande campeonato com o box 29, geração 2009. A Rincon del Sarandy levou o trio reservado grande campeã com o box 30, geração 2009. A melhor fêmea PC é do box 29, tatuagem B108, da GAP Genética (Uruguaiana/RS), de Eduardo Macedo Linhares.
O Prêmio Melhor Animal com Desempenho na Avaliação Genética é conferido em todas as exposições de animais rústicos ranqueadas pela ABA e visa estimular a avaliação e o melhoramento dos rebanhos PO e PC. A premiação ficou com o box 24, tatuagem 1156, da Cabanha São Xavier (Tupanciretã/RS), de Caio Cezar Fernandez Vianna e a fêmea com a Cia Azul Agropecuária (Uruguaiana/RS) de Susana Macedo Salvador. O jurado Flávio Montenegro destacou que a raça Aberdeen Angus está em evolução constante e que o nível dos animais apresentados hoje em julgamento acompanha o crescimento da raça. “Qualquer criador gostaria de ter em sua criação os animais que vimos hoje no julgamento de rústicos“, afirma Montenegro ao destacar o cumprimento dos touros com boa estrutura óssea e excelente perímetro escrotal.
Escritório de Comunicação
(51) 8136 9420
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura