Fungicida da DuPont traz tecnologia de última geração no controle de doenças do arroz

05.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Fernando Francisco de Souza

Os produtores brasileiros de arroz passam a contar com uma nova e moderna tecnologia para controle de doenças. O fungicida Aproach Prima, da DuPont do Brasil, obteve registro e licença de comercialização na cultura. A companhia americana agora está realizando encontros com produtores para tratar dos aspectos técnicos e dos diferenciais desse produto, além de esclarecer as recomendações especificadas para o arroz.

Lançado no Brasil há cerca de três anos, Aproach Prima chegou ao mercado inicialmente como aliado dos produtores no controle da ferrugem asiática ou ferrugem da soja.

“Os estudos realizados em diferentes campos demonstrativos, que antecederam o registro oficial, demonstraram que esse fungicida de alta tecnologia controla com alta eficiência a brusone, a mancha parda, as manchas foliares e outras doenças”, ressalta Marcelo Okamura, engenheiro agrônomo e diretor de marketing da DuPont. “A proteção começa após a aplicação e o período de controle ou período de ação mostraram-se prolongados”, destaca o executivo.

De acordo com o executivo, as pesquisas apontaram ainda que com a utilização do fungicida o produtor de arroz pode obter melhor enchimento de grãos, e assim aumentar o percentual de grãos inteiros colhidos em sua lavoura. O novo fungicida também contribui para maiores produtividades, por ser rapidamente absorvido pela planta e mover-se rapidamente em seu interior. “Sua rápida absorção e translocação fazem com que não seja lavado pelas águas de chuvas e de irrigação”, reforça o diretor.

Okamura acrescenta que o uso de Aproach Prima deverá demandado de maneira representativa na cultura do arroz por produtores de perfil diferenciado, “aquele que investe em tecnologia e visa a ganhos de produtividade e competitividade crescentes, porém sem abrir mão da sustentabilidade agregada à produção”.

Aproach Prima também está registrado para uso nas culturas de algodão, café, cana-de-açúcar, milho e trigo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025