Fundect lança Fórum Permanente de Pesquisa em evento agropecuário

24.01.2013 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Lançado oficialmente durante a solenidade de abertura da Showtec 2013, no dia 23, o Fórum Permanente de Pesquisas no Agronegócio (FPPAgro) chega com o desafio de unir as instituições de pesquisas do Estado. A nova ferramenta constitui uma rede de instituições de informação com o objetivo de integrar, levará tecnologia e inovação para o campo.

Compõem o Fórum além da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul (Fundect) e do Sistema Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS), Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agropecuária Oeste, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Fundação MS, Fundação Chapadão, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

Segundo o chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Lamas, Mato Grosso do Sul é privilegiado com grandes instituições de pesquisa por ter três unidades da Embrapa, duas universidades federais, uma estadual em vários municípios e uma estação experimental do estado de São Paulo. “Falta convergência de trabalho entre as instituições e fazer com que a pesquisa potencialize o agronegócio do Mato Grosso do Sul”, disse.

A plataforma aberta de projetos desenvolvidos em Mato Grosso do Sul em forma de portal online, que vai integrar os dados sobre as pesquisas realizadas no Estado, tem previsão para ser apresentado em março deste ano (2013), durante a reunião ordinária do Fórum. Executado pela Fundect em parceria com a Embrapa Gado de Corte, a ferramenta é inédita no país. De acordo com o diretor-presidente da Fundect, Marcelo Turine, inicialmente o portal terá informações das três unidades da Embrapa e da UFMS. “O desafio será reunir estas informações, mas após a implementação desta ferramenta o setor do agronegócio terá subsídios para se expandir”, concluiu Turine.

Também estiveram presentes no lançamento a secretária titular da Seprotur, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, o superintendente da Indústria, Comércio e Turismo de Mato Grosso do Sul e presidente da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Ademar Silva Junior, e lideranças do agronegócio.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025