Fundecitrus inicia 5ª turma do mestrado profissional

21.01.2015 | 21:59 (UTC -3)

O Mestrado Profissional em Controle de Doenças e Pragas dos Citros – MasterCitrus inicia sua quinta turma, nesta sexta-feira, 23 de janeiro. O curso é oferecido pelo Fundecitrus - Fundo de Defesa da Citricultura desde 2009, com o objetivo de proporcionar mais capacitação aos profissionais que atuam na citricultura.

O MasterCitrus tem duração de dois anos, o primeiro é dedicado às disciplinas teóricas e práticas e o segundo à finalização de pesquisa. O curso tem nota 4 da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e é referência de mestrado profissional na área das Ciências Agrárias.

A nova turma é composta por 21 alunos, sendo 17 engenheiros agrônomos, três biólogos e um tecnólogo em gestão ambiental. Cinco alunos já têm especialização (lato sensu) e quatro fizeram MBA (Mestrado em Administração de Negócios).

Como parte do conteúdo do curso, todos os alunos desenvolvem uma pesquisa no campo para contribuir com o aumento da eficiência e economia na condução dos pomares de laranja, e com a busca de soluções para uma citricultura mais saudável, produtiva e sustentável.

“Os resultados dos estudos desenvolvidos no MasterCitrus fornecem aos produtores e profissionais da citricultura conhecimentos e subsídios necessários para o combate das principais doenças e pragas do setor”, afirma o pesquisador do Fundecitrus e coordenador do curso Renato Beozzo Bassanezi.

Os alunos da quinta turma desenvolverão estudos e técnicas para controlar o greening (huanglongbing/HLB) e o inseto transmissor da doença, o psilídeo Diaphorina citri, pinta preta, cancro cítrico, leprose e podridão floral. As pesquisas dos alunos que estão concluídas, podem ser consultadas no site do Fundecitrus (www.fundecitrus.com.br/mestrado/dissertacoes).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025