Aprovados projetos de irrigação para os estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo
Aconteceu hoje, o segundo treinamento para gerentes de fazendas dos Chapadões, realizado pelos pesquisadores Germison Tomquelski, Marcelo Arf, Edson Borges, Jefferson Anselmo e Alfredo Dias versando sobre o manejo integrado de pragas e doenças manejo da fertilidade do solo, cultivares época de plantio, população na cultura do milho para a safra 2013/14. Ontem já havia ocorrido o primeiro treinamento sobre soja, sempre com o
apoio da Aprosoja MS, Seprotur, Fundect, Fundems, Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, Céu, Costa Rica e Paraíso das Águas. Para o presidente da Fundação Adriano Loeff, a ideia e orientação é que nossos pesquisadores em suas mais distintas áreas promovam a transferência de seus conhecimentos aos nossos colaboradores, com isto qualificamos e promovemos a integração entre pesquisa e fazenda. Entendo que esta aproximação melhora o relacionamento entre pesquisa e produtor rural.
Com isto a adoção das tecnologias difundidas pela pesquisa serão melhor entendida, absorvida e ajustada a cada propriedade. Adriano, afirma ainda que este treinamento é muito providencial, pois propicia uma transferência direta do conhecimento entre pesquisador e o consumidor desta tecnologia, que normalmente são os nossos gerentes quem aplica todo o conhecimento que levamos, sendo este agora passado de uma forma direta sem intermediários, se assim podemos dizer, pois não há necessidade de nós produtores fazer esta triangulação.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura