Fundação Procafé realiza Dia de Campo com cafeicultores em Boa Esperança, no sul de Minas

13.05.2013 | 20:59 (UTC -3)
Blog do Polo de Excelência do Ca

Com intuito de difundir as tecnologias geradas em sua fazenda experimental, a Fundação Procafé realizou na última quarta-feira (08) um Dia de Campo em Boa Esperança, no sul de Minas. Cerca de 400 pessoas, entre produtores, técnicos e pesquisadores estiveram presentes no evento.

Os visitantes foram divididos em quatro grupos e, alternadamente, percorreram as diferentes estações e demonstrações, além de assistirem a diversas palestras em meio à lavoura. Entre os temas abordados no evento, estão o super adensamento, a utilização de altas doses de gesso (demonstração do sistema radicular), espaçamentos para a lavoura cafeeira, novas cultivares de café resistentes à ferrugem e tolerantes à seca e o controle de mancha aureolada.

Uma das palestras foi ministrada pelo pesquisador da Fundação Procafé, José Braz Matiello, com o título “Espaçamentos de rua e cultivares de cafeeiros projetados para o sistema de safra zero”. Após a apresentação, o coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café), Mário Lúcio Vilela de Resende, corroborado por Matiello, ressaltou a importância da utilização de cultivares resistentes e produtivas, o que contribuiria em parte, para a redução do custo de produção.

“Em conversas com os técnicos da Fundação Procafé e da Embrapa, foi realçada a questão do custo de produção e da utilização de variedades resistentes. No Brasil existem várias cultivares resistentes, principalmente à ferrugem, e altamente produtivas. Com a adoção destas cultivares adaptadas para cada região produtora, será reduzido o uso de defensivos agrícolas, refletindo também em ganho ambiental. Essas variedades devem ser difundidas pelo sistema de pesquisa e extensão rural”, ressaltou Mário Lúcio.

Para realizar o evento e possibilitar a transferência de tecnologia para o produtor, a Fundação Procafé contou com o apoio técnico e institucional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Embrapa Café, no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, e do Sebrae. Os próximos dias de campo da Fundação ProCafé acontecerão em Varginha nos dias 22 e 23 deste mês.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025