Produtores devem fazer o controle da mosca-branca para evitar prejuízos na safrinha
Será realizado nos dias 24 e 25 de janeiro em Nova Mutum/MT o Fundação MT em Campo onde poderão ser vistos os primeiros resultados de pesquisa de uma área experimental da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso. No local há 19 protocolos diferentes que passam por doenças, pragas, solos, nematoides, mecanização, cultivares, tecnologia e várias outras práticas de manejo relevantes para a agricultura do Cerrado.
“É a oportunidades dos produtores rurais verem no campo o que foi preparado e semeado há exatamente um ano. Nossa intenção é fazer desta área experimental um Centro de Aprendizagem e Difusão na sua essência”, explica Leandro Zancanaro, pesquisador da Fundação MT e coordenador do projeto.
Além de conferir de perto os resultados de pesquisa, o público poderá obter informações em tempo real, in loco, de maneira prática e didática, pois verão no campo a reação da planta à cada manejo diferente.
“Serão dois verdadeiros dias de campo, onde a classe produtora, profissionais da área técnica e estudantes terão acesso aos protocolos montados, às informações coletadas em safras anteriores e ainda poderão sugerir novos protocolos”, afirma Zancanaro.
Manejo de herbicidas na cultura da crotalária; Adubação foliar em soja; Estádios de dessecação da soja, Manejo da população de cultivares; Manejo de lagartas na cultura da soja; Estratégias de manejo de correção do solo x produtividade da soja; Manejo de doenças; Bicos de pulverização; Resposta a adubação serão alguns dos assuntos a serem apresentados e debatidos durante os dois dias do Fundação MT em Campo em Nova Mutum/MT.
O público poderá escolher quais dos experimentos quer visitar. E para cada um dele terá um pesquisador a disposição para explicar o protocolo que foi seguido. “Queremos que as pessoas fiquem a vontade para conhecer de perto nossos trabalhos de pesquisa do CAD, que possam interagir intensamente através de perguntas, exposição de opiniões, de suas experiências, fazer sugestões, críticas, e principalmente receber informação que possam ajudar no dia-a-dia do trabalho com a agricultura”, diz o pesquisador.
O Fundação MT em Campo em Nova Mutum começa a partir das 07h00 e se estende até o final dos dois dias (24 e 25) do evento. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. Mais informações no www.fundacaomt.com.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura