Salvador vai sediar Reunião Anual da Sociedade de Zootecnia
O milho Bt das multinacionais foi testado pela Fundação MS e os resultados de viabilidade são apresentados no Showtec 2010.
A variedade é resistente a lagarta e promete a não necessidade de aplicação de inseticidas para combate da praga. O engenheiro agrônomo André Luis Lourenção, pesquisador da instituição, informou que o produto é realmente viável para o cultivo em Mato Grosso do Sul. “O objetivo da pesquisa foi verificar se o milho é viável economicamente para o produtor rural e realmente não sofre o ataque de lagartas.”, explicou.
O milho Bt é geneticamente modificado, no qual foram introduzidos genes específicos de Bacillus thuringiensis que levam à produção de proteínas tóxicas a determinadas ordens de insetos considerados pragas.
O pesquisador comentou que numa plantação convencional para a eliminação da praga é necessário entre 5 a 6 aplicações em média. Já com o milho Bt, em alguns casos foi necessária uma aplicação. “Mas nada que comprometesse o rendimento e a eficácia da variedade”, informou. Conforme Lourenção, o resultado de produtividade também é em média de 2 a 3 sacas acima do que o milho convencional.
Showtec 2010
O Showtec é realizado pela Fundação MS e vai até o dia 4 de fevereiro, em Maracaju. O evento tem promoção do Governo do Estado, Seprotur, FAMASUL, e apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB/MS, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA/MS, Sebrae, Sicredi, Banco do Brasil, Prefeitura de Maracaju e Aprosoja. Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site da Fundação (
) ou pelo telefone (67) 3454-2631 .
Fabiane Sato
SATO COMUNICAÇÃO
(67) 3042 0112 | 3029 0113
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura