A Fundação Monsanto informa que está investindo R$153 mil para implantar o projeto Crianças Saudáveis, Futuro Saudável na capital paulista. A ação, realizada em parceria com a Inmed Brasil - organização não-governamental sem fins lucrativos, dedicada a inspirar e fortalecer comunidades por meio de programas que melhorem a qualidade de vida de homens, mulheres e crianças – beneficiará, diretamente, duas mil crianças ao longo de três anos.
O objetivo da iniciativa é reduzir a fome de estudantes do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e de comunidades carentes, além de promover o bem-estar nutricional e reduzir a incidência de doenças causadas por parasitas intestinais e anemia, por meio de orientação sobre higiene e saúde e plantio de hortas escolares e comunitárias.
As Escolas Estaduais, de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, Mário de Andrade (Brooklin Paulista), Brasílio Machado (Vila Madalena), Prof. Victor Oliva (Vila Ada) - que mantém quatro turmas para alunos cadeirantes, com deficiência física e/ou intelectual – e a Escola Municipal Anne Sulivan (Campo Belo) - especializada no atendimento a crianças portadoras de deficiências visuais e auditivas – serão as primeiras beneficiadas. A escola Carlos Maximiliano Pereira dos Santos (Vila Madalena), de 5ª a 8ª série, e a ONG Gotas de Flor com Amor (Brooklin), que desenvolve atividades de Educação Não Formal, envolvendo Arte, Cultura, Criatividade, Valores Humanos, Meio Ambiente, Preparação para o Mercado de Trabalho, Profissionalização e Saúde Tradicional e Alternativa, também serão contempladas.
Em um primeiro momento, as crianças passarão por um inquérito nutricional, que será iniciado ainda em outubro. Uma equipe de voluntários da Inmed e da Monsanto, com a ajuda dos professores, visitará as escolas para medir e pesar os alunos e financiará exames de sangue e fezes para detectar eventuais distúrbios. A criança que estiver eventualmente infectada, assim como sua família, receberá gratuitamente medicamentos e vitaminas, doados pela Fundação Monsanto. Em seguida, tem início o trabalho de educação sanitária, com a transmissão de noções de higiene, como a importância de lavagem correta dos alimentos antes de consumi-los, lavar as mãos etc.
Ainda com o objetivo de incorporar bons hábitos de higiene, todas as crianças receberão orientação sobre a importância da escovação dos dentes diariamente e kits com escovas infantis e creme dental.
Uma segunda etapa envolve a criação de hortas nas escolas para complementar a merenda escolar e para difundir a prática na comunidade, já que os produtos excedentes são distribuídos às famílias do entorno das escolas, que acabam percebendo os benefícios de cultivar seus próprios alimentos. “Por meio do programa Horta Brasil, educadores, merendeiras, pais e comunidade ligados às escolas integrantes passam a ter consciência sobre hábitos saudáveis e trocam informações entre eles, além de cultivar vegetais que complementam suas dietas diárias e contribuem para uma melhora significativa no status nutricional da população”, avalia Cristina Rappa, gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Monsanto.
O plantio das hortas varia de região para região, mas as hortaliças mais comuns plantadas nas escolas são cenoura, couve, beterraba, acelga, repolho, temperos, alface, rabanete, tomate, entre outros legumes. “O objetivo do projeto Crianças Saudáveis Futuro Saudável é tratar verminoses e anemia, mas também promover a reeducação alimentar das turmas atendidas, para que tenham mais saúde”, afirma Christiane Bracco, coordenadora de Responsabilidade Social da Monsanto.
Recente estudo da Secretaria de Saúde da Criança, da Prefeitura de São Paulo, revelou que 57% dos alunos da rede pública de ensino sofrem de desnutrição e 10,5%, de obesidade. “A questão nutricional hoje é bastante discutida e o projeto Crianças Saudáveis, Futuro Saudável é fantástico, pois contribui para reduzir um problema de saúde pública”, analisa Joyce Capelli, diretora da Inmed Brasil. “Estamos em sintonia com a Portaria 1010 /2006, do Programa Nacional de Alimentação Escolar, que prevê a promoção da alimentação saudável aos estudantes e implantação de hortas escolares”, completa.
O projeto Crianças Saudáveis, Futuro Saudável é um dos maiores investimentos da Fundação Monsanto no País e já vem sendo desenvolvido em outros sete municípios dos estados de BA, GO, MG e MT, com atendimento de, aproximadamente, 53 mil crianças, de 145 escolas, com o envolvimento direto de mais de dois mil professores. Ipuã (SP) e Xanxerê (SC) serão as próximas cidades beneficiadas, ainda em 2008.
Bárbara Fernandes
CDI - Casa da Imprensa
(11) 3817-7921

Newsletter Cultivar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura