Fundação inicia processo de certificação de sementes no RN

12.05.2010 | 20:59 (UTC -3)

O Rio Grande do Norte é o nono estado brasileiro a receber o programa da FPS; sementes de algodão, feijão caupi, feijão comum e milho passarão pela análise da instituição.

O engenheiro agrônomo da Fundação Pró-Sementes em Mato Grosso, Helton Fleck da Silveira, iniciou em abril a implantação do processo de certificação de sementes da FPS no Rio Grande do Norte. Esse é o nono estado brasileiro a receber o processo.

Em visita ao estado, ele conheceu as áreas de algodão irrigado no município de Touros, o Grupo Santana em Alto do Rodrigues, as usinas de descaroçamento de algodão e também as unidades de beneficiamento de sementes e armazenagem das empresas certificadas. No estado, serão certificadas sementes de feijão caupi, feijão comum, milho e algodão.

Na oportunidade, o engenheiro agrônomo também apresentou o Programa de Certificação de Sementes da Fundação Pró-Sementes em reunião ordinária da CESM, com a presença de representantes do MAPA (SFA/SEFAG-RN), da SAPE (Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado), da EMPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN), da Embrapa Campina Grande, da UFRN, da EMATER e do Grupo Santana, representando os produtores de sementes.

Durante a visita, também foi realizado treinamento do engenheiro agrônomo Francisco Canindé Fonseca de Gouveia, que será o amostrador para a coleta de sementes da certificação.

O Programa de Certificação de Sementes da Fundação Pró-Sementes abrange os estados do RS, SC, PR, SP, MT, MS, GO, BA e agora RN.

Fonte: Fundação Pró-Sementes.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025