Inseticida Majesty é o novo produto oferecido pela DVA Brasil
No último dia 25, a Fundação Chapadão, realizou a Assembléia Geral Ordinária anual, ocasião em que fez a prestação de contas do exercício 2009 e projetou o orçamento para 2010.
Os pesquisadores dos setores de Fertilidade do Solo, Fitotecnia e Fitossanidade fizeram a apresentação e entregas dos resultados de pesquisa da safra 2009/10.
O tema mais discutido no setor de fertilidade do solo foram os resultados quanto ao uso de polímeros que promovem a microemcapsulação dos nutrientes minerais e com isto ocorre lentamente a liberação e a disponibilização do nutrientes as culturas de verão. O pesquisador Flavio Kaneko destacou que é uma tecnologia muito interessante, todavia as pesquisas continuam nas safras seguintes para que efetivamente possa passar ao associado o quanto de fertilizante pode ou não ser reduzida por ocasião do plantio das culturas, devido ao uso de polímeros.
Para o setor de Fitotecnia, o pesquisador Jefferson Luis Anselmo afirma que infelizmente nenhuma cultivar de soja se destacou nesta safra. "Permanecemos estagnados, devendo os produtores utilizarem as mesmas cultivares de soja plantadas na safra 2009/10", comentou.
No setor de Fitossanidade, o pesquisador Edson Borges cita que para o controle da ferrugem também nenhuma novidade ou nenhum destaque de novos produtos ou técnicas para o controle da ferrugem, devendo apenas os produtores ficarem atentos quanto ao vazio sanitário e ao monitoramento para diagnose antecipada da entrada da ferrugem nas lavouras na safra 2010/11. Neste setor o Pesquisador Germison Tomquelski fez várias sugestões de manejo e controle de lagartas, percevejo e pragas de solo, para as culturas de soja, milho, feijão e Algodão.
A grande preocupação foi quanto à incidência de nematóides nas lavouras da região. A pesquisadora Alexandra Botelho disse que em um levantamento prévio efetivado em 520 amostras, 92% acusaram presença do nematóide Pratilenchus. Para Borges, diante deste dados cada produtor deverá analisar as técnicas utilizada na propriedade nos últimas quatro safras e verificar a razão do aumento desta praga, e, assim, definir ações, para que não haja comprometimento produtivos nas safras seguintes.
Relatos dos produtores feitos por André Silva, Coordenador do Conselho Técnico Científico, órgão que coordena as ações de pesquisas efetuada pela Fundação, afirma que os resultados dos produtores foram bastante promissores com produtividade acima dos 57 sc por hectare na safra 2009/10.
O presidente da Fundação, Adriano Loeff, afirmou que os resultados obtidos na safra anterior foram bastante promissores e os pontos a serem focados para a safra que se inicia serão mais um desafio para os pesquisadores na busca de novas tecnologias e um grande desafio para os produtores, pois os preços das comodites estão em baixa, fazendo com que os custos para a próxima safra se elevem. Loeff lembra que a Fundação e a Associação dos Produtores de Grãos de Mineiros se juntam visando ampliares as pesquisas na região de Mineiros, GO.
Fonte: Edson Borges - Diretor Executivo da Fundação Chapadão -
/ (67)3562-2032
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura