Fundação Chapadão acompanha plantio da soja 2012/13

20.11.2012 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Fundação Chapadão

O levantamento semanal feito pela Fundação Chapadão para o plantio de soja na safra 2012/13, na região dos Chapadões (Chapadão do Sul, Cassilândia, Costa Rica, Camapuã, Paraíso da Águas no MS, Aporé e Chapadão do Céu em GO) aponta que o plantio encontra-se em fase final de conclusão (95%), sendo a única região que falta concluir é a de Paraíso das Águas e Camapuã. A justificativa é que estas regiões estão a oeste de Chapadão do Sul as chuvas chegam mais tarde. “Por outro lado a região tem por característica solos mais leve, com isto o plantio só conclui com a estabilização das chuvas, o que torna mais garantido ao produtor daquela região”, afirma o diretor da Fundação Chapadão, Edson Borges,.

Segundo o auxiliar de pesquisa e técnico da Fundação Chapadão, Denizio Cardoso, em algumas áreas os produtores daquela região vem sofrendo com o que chamamos “degola da soja”, fenômeno característico de solo leves associado à temperatura elevadas e a falta de cobertura do solo. Ocasionando morte de plantas de soja na fase inicial, consequentemente redução de estande, com consequências futuras na queda de produtividade.

Outro problema relatado pelo técnico e intensidade de plantas daninhas que vem germinando. Para esta situação o pesquisador Germison Tonquelski, alerta aos produtores que efetivem o controle no momento adequado, caso contrário ocorrera perdas de produtividade ocasionada pela presença das ervas daninhas. O pesquisador lembra que o controle destas deve ser efetivado com a ervas de folha larga com no máximo quatro folhas e as folhas estreitas com até três folhas, acima disto a concorrência com a cultura estará estabelecida e a perda de produtividade se confirmará.

Com o término do plantio da soja muitos produtores também concluíram o plantio do milho da safra verão e se preparam para o final de novembro a início de dezembro plantarem algodão de verão.

Divulgação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025