FTC processa John Deere por questões envolvendo reparos de máquinas

Em nota, a empresa negou irregularidades e afirmou que "se defenderá vigorosamente"

16.01.2025 | 14:15 (UTC -3)
Revista Cultivar

A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC), em conjunto com os procuradores-gerais de Illinois e Minnesota, ajuizou ação contra a Deere & Company. Eles acusam a empresa de práticas injustas que aumentaram os custos de reparo de máquinas e equipamentos.

Segundo a FTC, "há décadas" a Deere "limita a capacidade de agricultores e oficinas independentes de realizar reparos nos equipamentos da marca". Essa prática direcionaria os reparos exclusivamente para a rede de concessionárias autorizadas da empresa.

A FTC disse que a Deere concentraria poder significativo no setor de reparos ao restringir o acesso ao seu software de reparos mais completo, o Service Advisor, disponibilizado apenas para concessionárias autorizadas. Uma versão "inferior", chamada Customer Service Advisor, não ofereceria capacidade total de reparos, limitando as opções dos agricultores.

A decisão da FTC de autorizar o processo foi aprovada por 3 votos a 2. A presidente Khan divulgou uma declaração detalhando os motivos da ação, enquanto os comissários dissidentes Melissa Holyoak e Andrew Ferguson expressaram preocupações em declarações separadas.

Ponto de vista da John Deere

A John Deere, nos Estados Unidos, emitiu o seguinte comunicado sobre o assunto:

Este processo, aberto na véspera de uma mudança na Administração, ignora o compromisso de longa data da empresa com o autorreparo do cliente e o progresso e a inovação consistentes que fizemos ao longo do tempo, incluindo o lançamento do Equipment Mobile em 2023 e o lançamento previamente anunciado de novos recursos para o John Deere Operations Center no final deste ano. A reclamação é baseada em deturpações flagrantes dos fatos e teorias jurídicas fatalmente falhas, e pune a inovação e o design de produtos pró-competitivos. A John Deere se defenderá vigorosamente contra este processo infundado.

Como o Comissário da FTC Andrew Ferguson (que em breve será o presidente da FTC) explicou em sua declaração divergente, o processo "parece ser o resultado de partidarismo descarado", "empresta ao processo o fedor da motivação partidária" e parece "tomado às pressas para derrotar o Presidente Trump no cargo". O Comissário Ferguson continuou afirmando que "simplesmente não temos as evidências para registrar esta Reclamação com qualquer confiança real de nossa chance final de sucesso". A comissária Melissa Holyoak se juntou à declaração dissidente do comissário Ferguson, ambos os quais votaram contra o registro da queixa.

“É extremamente decepcionante que três comissários da FTC tenham escolhido entrar com uma ação judicial sem mérito na véspera da transição para uma nova administração”, disse Denver Caldwell, vice-presidente de pós-venda e suporte ao cliente. “Nossas discussões recentes com a Comissão revelaram que a agência ainda não tinha informações básicas sobre o setor e as práticas comerciais da John Deere e confirmaram que a agência estava, em vez disso, confiando em informações e suposições imprecisas.” Como o comissário Ferguson reconheceu, “a Comissão não deve gastar recursos do contribuinte em ações judiciais com base em um registro probatório tão subdesenvolvido quanto este.” Na verdade, até a semana passada, a John Deere ainda estava recebendo perguntas da agência.

Consistente com os planos anunciados pela Deere para o lançamento de recursos adicionais de autorreparo, e a convite da Comissão para entrar em discussões de acordo, as partes estavam envolvidas em negociações ativas sobre uma possível resolução para a investigação quando a FTC entrou com o processo.

À medida que nossos equipamentos se tornaram mais avançados tecnologicamente, a Deere introduziu uma série de novas inovações, ferramentas e recursos para equipar clientes e técnicos de reparo independentes com as necessidades de manutenção e reparo de nossos equipamentos.

A Deere continua totalmente comprometida em garantir que os clientes tenham equipamentos da mais alta qualidade, atendimento confiável ao cliente e que eles, juntamente com os técnicos de reparo independentes, tenham acesso a ferramentas e recursos que podem ajudar a diagnosticar, manter e reparar as máquinas de nossos clientes. O comprometimento da Deere com esses ideais não vacilará, mesmo enquanto luta contra as alegações infundadas da FTC.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura