Última semana para inscrições no seminário de Interação entre sanidade, nutrição e reprodução no periparto de vacas
Extensionistas da Emater/RS-Ascar de Porto Lucena/RS realizam, no decorrer do mês de agosto, demonstrações de métodos de poda de formação e frutificação em videiras, pessegueiros e citros, no interior do município. As visitas abrangem as propriedades em que os agricultores demonstram interesse em aprimorar as técnicas de manejo dos pomares, sobretudo aqueles que ingressaram recentemente na viticultura - atividade que tem apresentado resultados positivos e, por isso, começa a atrair cada vez mais produtores no município.
As práticas foram conduzidas pelo técnico agrícola Antoninho Zamin e pelo engenheiro agrônomo Antônio Jacó Jung, ambos do escritório municipal da Emater/RS-Ascar. Os agricultores foram orientados sobre a melhor época e as melhores técnicas de poda das frutíferas, obedecendo às características de cada cultivar. No caso das videiras, por exemplo, a poda é realizada em período diferente do que no resto do Estado. “Como temos um clima quente, a brotação aqui costuma ocorrer antes”, comenta Jung.
Ele frisa que, além de se constituir em uma alternativa de renda, o cultivo de frutíferas representa também uma importante fonte alimentar às famílias do interior. “Muitas pessoas no município têm pomares domésticos, o que assegura uma alimentação saudável, além de proporcionar um ganho extra, através da venda dos excedentes”, avalia.
Com o estímulo e a orientação correta a respeito do emprego da poda de formação e frutificação em videiras, pessegueiros e citros, os extensionistas pretendem promover a qualificação da produção dos agricultores, com frutos mais vigorosos e sadios. Também com este intuito, nos próximos 30 dias, serão realizadas demonstrações de raleio dos frutos, método que aumenta a uniformidade da frutificação.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura