Emater/RS e Embrapa melhoram a produção de feijão no RS
De 5 a 7 de novembro, 15 mil visitantes visitaram o Frutal Cone Sul, em Bento Gonçalves/RS, e o total de negócios realizados gerou movimentação de R$ 1 milhão.
O presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel, considerou que o Frutal Cone Sul alcançou as expectativas. “Formamos uma grande e sólida estrutura para a realização do evento e isso permitiu que, já na primeira edição, deixássemos uma marca positiva no Estado”, apontou Bringel. Ele completa. “Temos convicção de que esta iniciativa vai possibilitar uma transformação das cadeias produtivas envolvidas no Rio Grande do Sul, otimizando processos desde o plantio até a chegada do produto ao consumidor”.
Considerado um dos principais articuladores e incentivadores políticos da fruticultura nacional, o presidente da Frente Parlamentar da Fruticultura, deputado federal Afonso Hamm, salientou que a organização do Frutal Cone Sul foi um desafio e uma vitória. Ele considera que o evento consolidou-se como um espaço de oportunidades para geração de negócios. “Nestes três dias, o Estado foi o centro da fruticultura nacional, comprovando a necessidade de reunir a cadeia produtiva para um trabalho harmônico e associativo”, enfatiza Hamm.
A abertura do Frutal Cone Sul, que contou com a participação do ex-ministro da agricultura, Alysson Paolinelli, e diversos representantes estaduais e nacionais da fruticultura, floricultura e agroindústria, comprovou o prestígio da feira em âmbito nacional. Durante os três dias do evento, foram promovidos seis cursos técnicos; três painéis; 12 palestras e sete seminários setoriais, envolvendo 160 especialistas, entre eles, profissionais da Argentina, Chile e Uruguai.
O diretor técnico do Instituto Frutal, Erildo Pontes, destacou a participação efetiva dos produtores. “Tivemos salas lotadas. Isso demonstra o interesse em aprimorar sistemas de produção e gerir propriedades de forma sustentável”, apontou Pontes. A Ceasa/RS realizou 11 mini-cursos do Projeto Social “Coma Bem” e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) oportunizou dois mini-cursos de degustação de vinhos.
ESPAÇO DE NEGÓCIOS
A rodada de negócios organizada pelo SEBRAE/RS, que aconteceu na tarde do dia 6 durante o evento, aproximou empresários e produtores rurais, incentivando e facilitando as negociações. Foram 20 agricultores que apresentaram produtos como pequenas frutas, cachaças, doces, geleias e sucos a compradores da região metropolitana.
Os expositores consideraram o espaço da feira uma ótima oportunidade para gerar visibilidade aos seus produtos e fazer contatos para efetivação de negócios futuros. O secretário da agricultura de Vacaria, Dorlei Cole, acompanhou a exposição da Associação de Pequenos Frutos do município e de duas empresas privadas e ficou satisfeito com a participação. “Foi um momento positivo para a troca de informações e transferência tecnológica, otimizando o agronegócio como um todo”, afirmou Cole.
A realização da reunião da Câmara Setorial da Fruticultura Brasileira durante o Frutal Cone Sul possibilitou ainda mais destaque para o evento. Foi a primeira vez, neste ano, que o encontro foi realizado fora de Brasília. Cerca de 60 representantes de diversas instituições nacionais ligadas à fruticultura debaterem, durante todo o dia, assuntos relevantes para o setor, com a coordenação do presidente da Câmara Setorial, Moacyr Fernandes.
Ainda em novembro, os membros da comissão realizadora farão levantamento das avaliações colhidas durante o evento para debaterem melhorias para a próxima edição, com data a ser definida.
O Frutal Cone Sul é uma realização do Instituto Frutal, Frente Parlamentar da Fruticultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Prefeitura de Bento Gonçalves. O evento contou com patrocínio do Banrisul, CEEE, Fiergs e Banco do Brasil e co-promoção da Emater/RS-Ascar e Embrapa. Além disso, mais de 30 instituições de ensino, pesquisa e extensão e representativas do setor apoiaram a realização do Frutal Cone Sul.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Frutal Cone Sul -
/
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura