Prorrogado prazo para envio de propostas para diversificação em áreas cultivadas com tabaco
Nesta edição do programa Manhã no Parlamento, da Rádio Câmara, o entrevistado é o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Biodiesel, Jerônimo Goergen (PP-RS). O deputado fala sobre a luta pelo novo marco regulatório do setor do biodiesel, que prevê o aumento do consumo do produto e a diminuição da tributação para incrementar a produtividade do setor.
Hoje todo o diesel vendido no País tem em sua composição 5 % do produto produzido a partir de matéria prima como soja e também o sebo bovino, o biodiesel. Em 2012 a expectativa é que o percentual obrigatório de mistura aumente para 7%.
A frente parlamentar já conta com a participação de 280 deputados e senadores. Entre os objetivos da frente está a definição do novo marco regulatório para o setor. Lançado em 2005, o marco regulatório atual permite uma mistura de no máximo 5% de biodiesel no óleo diesel mineral. Os produtores querem que o governo se comprometa com o aumento desse percentual. “Nosso trabalho principal será a construção de um marco regulatório que fortaleça o segmento e crie condições para ampliar o consumo e a produção de biodiesel no País. Esse é o nosso grande foco”, disse Goergen.
A frente também deverá trabalhar para conseguir reduções tributárias que beneficiem a competitividade da indústria do biodiesel e viabilizar as exportações do produto.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura