Fórum Econômico Mundial reconhece a Fendt como pioneira na Indústria 4.0

Marca pertencente à AGCO junta-se ao Global Lighthouse Network, sendo a única fabricante de maquinário agrícola membro da rede global de indústrias

06.02.2020 | 20:59 (UTC -3)
Victor Reis Rabelo da Silva

Na edição 2020 do Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum), ocorrido em Davos, na Suíça, entre 21 e 24 de janeiro, a Fendt Factory Union – que incorpora as unidades fabris das cidades alemãs de Marktoberdorf e de Asbach-Bäumenheim – foram reconhecidas com o “Advanced 4th Industrial Revolution Lighthouse”. Desta forma, a Fendt junta-se agora ao exclusivo clube de apenas 44 empresas a nível mundial: o Global Lighthouse Network.

As empresas integrantes do Global Lighthouse Network têm um papel influente na 4ª Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0, atualizando habilmente os seus processos de produção e utilizando análises de dados digitais, sistemas autônomos ou um nível particularmente elevada de agilidade.

“A marca da AGCO, a Fendt, é o único fabricante de maquinário agrícola membro desta rede de elevado calibre de empresas de indústria globais”, enfatiza Hans-Bernd Veltmaat, vice-presidente sênior e chefe de Supply Chain da AGCO. “Este reconhecimento é uma prova das proezas de desenvolvimento da Fendt, bem como da sua liderança na produção de tratores. Com unidades fabris e produção de ponta, além de processos inteligentes, a Fendt e – e também as suas marcas associadas do Grupo AGCO – alcançam um modo de produção altamente variável e eficiente”, afirma.

Para continuar a atender à procura de alimentos e energia de uma população global em rápido crescimento, nas futuras gerações, as máquinas e sistemas agrícolas precisam trabalhar de maneira eficiente e lucrativa, além de se adaptar a uma variedade de utilizações. Neste sentido, quase todos os tratores Fendt fabricados são uma unidade configurada individualmente. Tais maquinários diferenciam-se em vários aspetos: desde o design da tomada hidráulica e diferentes tipos de sistema de travões até o equipamento especial na cabine. A produção eficiente desses componentes ricos e variados só é possível com o “VarioTakt”. Este sistema de montagem altamente flexível significa que todas as nove séries de tratores Fendt – com todos os seus 38 modelos em todas as variantes de equipamentos – podem ser construídas conforme as especificações, mas também que cada combinação diferente sai exatamente da mesma linha de montagem.

O resultado final é que a produção de tratores Fendt pode responder rápida e flexivelmente às exigências atuais do mercado. A declaração jurado da Global Lighthouse Network, responsável pelo reconhecimento à marca, resume: “A Fendt combina soluções digitais com uma linha de montagem, desenhada de forma inteligente. Dá à Fendt a capacidade de usar a mesma linha de montagem para produzir nove séries de tratores – de 72 a 517 cv – com um tamanho de lote de apenas um”.

“O nosso objetivo é construir 20 mil tratores até ao final deste ano”, conta Ekkehart Gläser, chefe de produção da AGCO/Fendt. “Este valor não tem precedentes em toda a história de produção de tratores Fendt, exigindo métodos de produção exclusivos para poder produzir máquinas de forma rápida, flexível e individual, de acordo com os desejos do cliente. E tudo isso com um excelente nível de qualidade”, ressalta.

O World Economic Forum reúne-se anualmente em Davos para discutir e promover desenvolvimentos econômicos e políticos em todo o mundo. Os fóruns de alto nível também deram origem à Global Lighthouse Network, um projeto estabelecido como uma plataforma de intercâmbio para a indústria, reunindo uma comunidade de 44 empresas proeminentes do cenário da produção. O objetivo da rede é discutir e ampliar novas tecnologias, inovações e métodos de digitalização e da Indústria 4.0.

Atuação da Fendt no Brasil

Pioneira no desenvolvimento de novas tecnologias para a agricultura e no suporte excepcional ao agricultor, aumentando a produtividade e rentabilidade dos seus clientes, a Fendt anunciou sua chegada ao Brasil em abril de 2019 e, em setembro do ano passado, inaugurou sua sede em Sorriso (MT).

Um dos principais pilares do plano de crescimento da AGCO, a inauguração da sede da Fendt no coração da agricultura brasileira é um marco na história da marca e da companhia. A partir de Sorriso, a Fendt iniciará a expansão para todo o território nacional, por meio do desenvolvimento da sua rede de concessionárias 100% brasileiras, que se concentrará não apenas na venda de equipamentos, mas também no atendimento excepcional, na disponibilidade de peças e no alto padrão de satisfação do cliente pelo qual a Fendt é conhecida mundialmente.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024