Fórum discute tecnologias na reprodução de bovinos durante a Agrotins 2012

11.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
Lenna Borges

A forte tendência pecuarista no Tocantins, principalmente de bovinos, aliado ao aumento da competitividade em busca de novos mercados e a necessidade de aumento na produção para atender a demanda mundial na produção de carne trouxe para a programação da Agrotins 2012 – Feira de Tecnologia Agropecuária - o II Fórum de Reprodução Animal no Tocantins.

O Fórum que ocorreu na tarde desta quinta-feira, 10, teve como objetivo proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer as mais modernas tecnologias que servirão de ferramentas para o melhoramento genético dos rebanhos bovino, ovino e caprino do Tocantins, além de promover a busca pela qualidade na genética, produção e melhoria da carne dos animais. Foram ministradas cinco palestras sobre os temas: reprodução, fertilidade, inseminação artificial por tempo fixo, comportamento e bem-estar de bovinos. Participaram do desta programação produtores, técnicos, estudantes e público interessado no tema.

O médico veterinário e gerente da ABSPecplan, Fernando Vilela Vieira falou sobre a tecnologia Fertility Plus, que traz a união de duas tecnologias revolucionárias, o sêmen sexado, que permite a escolha do sexo do bezerro antes de realizar a inseminação e, com a união de três touros em uma única dose de sêmen, que serve para aumentar as taxas de prenhez. “É recomendado para utilização em rebanhos comerciais de corte e leite, o foco é a fertilidade. Cada touro é criteriosamente escolhido pelas suas qualidades de sêmen, fertilidade no campo e também por um rigoroso controle de qualidade laboratorial”, frisou.

Também foram ministradas palestras sobre comportamento e bem-estar no manejo reprodutivo de bovinos de corte, com o zootecnista e Diretor Executivo da FAI do Brasil Criação Animal LTDA, Murilo Henrique Quintiliano; “IATF – Inseminação Artificial por Tempo Fixo: Aumento na Qualidade e Quantidade de Bezerros”, com o médico veterinário e supervisor técnico da linha reprodutiva da Ourofino, Evandro Davanço Ferreira de Souza.

Para Souza a utilização da genética na criação de animais é indispensável para alcançar sucesso na pecuária e eficiência reprodutiva. “É um recurso que maximiza a eficiência econômica, reduz os custos de produção, eleva a produtividade do rebanho; potencia a taxa da produção econômica de carne com qualidade; tudo isso, gerando reprodutores férteis com potencial genético, o que aumentando a safra de bezerros e reduz o período da primeira cobertura de novilhas, entre outras vantagens competitivas”, afirmou.

Ainda dentro da programação do Fórum, a palestra “Estratégias para Melhorar a Fertilidade em Bovinos”, ministrada pelo médico veterinário e diretor da Clivar Reprodução Bovina, Danilo Pincinato. Segundo o veterinário, a ferramenta ideal para o aumento da fertilidade é a IATF. Pincinato, disse ainda que a inseminação já é realidade, e que o produtor que deseja aumentar seu rebanho de forma eficiente, tem que investir na tecnologia de reprodução. “Para que o programa de inseminação seja sucesso, algumas regras básicas devem sem seguidas pelo pecuarista, como boa nutrição, sanidade do rebanho, instalações e boas formas de manejo, qualidade do sêmen, rodízio de inseminadores treinados e acompanhamento técnico, para detectar e sanar os pontos críticos”, explicou.

E para encerrar, palestra sobre a BRGN - O nelore com a marca da Embrapa pelo zootecnista Dr. e pesquisador da Embrapa Cerrados de Planaltina (DF), Cláudio de Ulhoa Magnabosco, que falou sobre a marca BRGN - Brasil Genética Nelore, desenvolvida pelo núcleo experimental de seleção de bovinos da raça nelore da Embrapa Cerrado, oferecendo ao mercado material genético de alta qualidade, criado e avaliado no bioma cerrado.

De acordo com Magnabosco, surgiu em 2000, com a seleção de matrizes nelore de valor genético superior entre pecuaristas do Cerrado. “As matrizes escolhidas foram inseminadas com sêmen bem avaliado do Programa de Seleção de Touros Jovens a Pasto, do Departamento de melhoramento genético animal da Universidade de São Paulo (USP). As fêmeas oriundas dos cruzamentos foram incorporadas ao rebanho da Embrapa Cerrados com a marca BRGN. Os animais bem classificados são oferecidos em leilões de elite com intuito de democratizar a genética da Embrapa na raça de bovinos nelore”, explicou.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025