Canavial nos pampas
O equilíbrio da participação de homens e mulheres na autogestão cooperativista será um dos principais temas debatidos no 1º Fórum Nacional de Gênero, Cooperativismo e Associativismo, que será realizado de 19 a 21 de novembro, no ParlaMundi da LBV, em Brasília.
O objetivo do evento é identificar avanços e desafios do Programa de Gênero e Cooperativismo: Integrando a Família (Coopergênero), criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), há quatro anos, com o intuito de incluir a mulher no sistema cooperativista.
Segundo a coordenadora-geral de Autogestão Cooperativista do Mapa, Vera Lúcia Daller, o Coopergênero tem contribuído para o aumento da produção agropecuária e para o desenvolvimento econômico sustentável do País.
“Ao incluírmos as mulheres no sistema produtivo, estamos gerando mais emprego, produção e renda”, disse. A iniciativa já beneficiou mais de 25 mil mulheres, que receberam capacitação técnica e administrativa para atuação nas cadeias produtivas.
Além do Mapa, também apóia o encontro o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As inscrições para o fórum podem ser feitas pelo site www.agricultura.gov.br.
Cristiane Araujo
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura