Fórum de virtualização bate recorde de congressistas

14.06.2013 | 20:59 (UTC -3)
Cintia Reina

O Congresso organizado pela ebusiness Brasil (Associação Brasileira de ebusiness) está entre os maiores eventos realizados na área de TI. O encontro aconteceu no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, no Jardim Paulista em São Paulo, nos dias 5 e 6 de junho. O Fórum voltado a temas ligados à virtualização trouxe cases e palestras que apontaram as dificuldades, as barreiras, os sucessos e os benefícios de investir na tecnologia.

Nos dois dias foram apresentados cases de sucesso e palestras com profissionais de empresas como Açotubo, Localiza, Weg, Ipê Agropecuária, TCU, Microsoft, Oracle, Philips entre outras. Durante uma das palestras Hothenys Nascimento gerente de TI do Grupo Açotubo explicou os impactos positivos da virtualização na companhia e os fatores que motivaram os investimentos. Segundo ele o maior desafio está em virtualizar sem parar a empresa. “Imagina que nós somos um grupo comercial, não podemos parar nem por cinco minutos. O desafio está no modo adotado para fazer esta mobilidade”.

Breno Scheid Mascarenhas gerente de infraestrutura de TI da Localiza ressaltou a importância da participação em um evento como este. De acordo com ele, apresentar cases é uma forma rica de conhecer os projetos de outras empresas. “O formato do evento me chamou muita atenção, foi isso que mais me interessou em palestrar no evento”, afirmou.

As inseguranças relacionadas aos investimentos em virtualização e cloud computing ainda fazem parte da realidade de muitas companhias. Segundo o congressista Thiago, analista de Rede da Alumbra, na empresa ainda existe certa insegurança em virtualizar desktops “trabalhamos com a virtualização de servidores e estamos estudando a virtualização dos desktops que é a nossa maior incerteza. Já estamos estudando há meses implantar este tipo de virtualização, foi por isso que procuramos o Fórum”, disse.

De acordo com Silvio Oliveira executivo da Microsoft, a computação nas nuvens e a virtualização são inevitáveis e estarão presentes cada vez mais nas companhias “a maior discussão hoje não é se as informações vão para nuvem, mas sim quando”, concluiu.

Além disso, este ano a inovação ficou por conta das sessões de benchmarking, os congressistas foram divididos em três grupos, sendo que cada um deles discutiram um tema diferente sendo mediados por profissionais da Associação. No primeiro dia os líderes debateram sobre virtualização de servidores, virtualização de desktops e virtualização de aplicações. No segundo os grupos abordaram questões como Segurança, Consumerização e SAAS.

Painéis de debates

Além dos cases e das sessões de benchmarking o fórum estruturou dois painéis de debates o primeiro abordou as barreiras e as práticas de mobilidade e virtualização. O segundo explorou os tipos de mensuração nos investimentos em projetos de virtualização.

A mesa de debate foi composta por profissionais como Diogo Tupinamba Head of IT doSwissport Brasil, Jacson Venâncio de Barros CIO do Hospital das Clínicas e Markswell Coelho IT Executive Manager da Cielo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025