Fórum da ABAG sobre Mudanças Climáticas em Piracicaba/SP

06.10.2009 | 20:59 (UTC -3)

A ABAG (Associação Brasileira de Agribusiness) realiza o XVI Fórum sobre o tema “Conferência das Partes – COP 15, do Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas”, nesta sexta-feira (09/10), em Piracicaba/SP.

O Fórum conta com a parceria da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Esalq/USP. A abertura do evento será realizada pelo Professor Antonio Roque Dechen, Diretor da Esalq e Carlo Lovatelli, Presidente da ABAG. “Como uma das entidades participantes da Aliança Brasileira pelo Clima, a ABAG esta comprometida em promover debates que contribuam para ações coordenadas e sustentáveis entre iniciativa pública e privada, com políticas de mitigação de poluentes que não prejudiquem a competitividade e o crescimento da economia brasileira”, explica Lovatelli.

Participam do debate João de Almeida Sampaio Filho, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Francisco Graziano Neto, Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo; André Aranha Corrêa do Lago, Diretor do Departamento de Energia do Ministério das Relações Exteriores; Carlos Clemente Cerri, Pesquisador do Centro de Energia Nuclear na Agricultura – USP; Marcus Guido Frank, Clientele Development Manager da Mckiensey & Company; Ocimar Villela, Superintendente do Instituto para o Agronegócio Responsável – ARES; Paulo Adário, Coordenador da Campanha Amazônia do Greenpeace. O debate terá como moderador Roberto Waack da Amata Brasil.

“É uma grande satisfação para a Esalq receber o Fórum da ABAG sobre Mudanças Climáticas. O evento conta com a presença de dois secretários de estado, de representantes de organismos de fundamental importância para contribuir com o tema, além de reunir lideranças agronômicas. Temos a certeza que será um dia de frutíferas discussões e de troca de ideias que irão coroar mais uma vez de êxito essa iniciativa da ABAG”, diz o Prof. Antonio Roque Dechen.

O agronegócio representa 26% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional e 16% das exportações brasileiras, ou US$ 31,4 bilhões, valor que supera o atual saldo da balança comercial brasileira. Além disso, o uso dos diversos tipos de biomassa, incluindo a cana-de-açúcar, as florestas plantadas e o carvão vegetal renovável, representa aproximadamente 28% de toda a matriz energética nacional, o que reflete o potencial desses setores para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do País.

Serviço:

Evento: XVI Fórum ABAG “Conferência das Partes – COP 15”

Data: 9 de outubro

Horário: 8h30 -12h

Local: Anfiteatro da Engenharia da Esalq/USP – Av. Pádua Dias, 11 – Piracicaba/SP

Gislaine Balbinot

ABAG

/ (11) 3285-3100

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025