​Fórum Abisolo reúne público superior a 500 participantes

Evento é promovido pela Abisolo, conta com a presença de 43 empresas expositoras e se prolongará até esta quinta-feira (6), em Campinas/SP

05.04.2017 | 20:59 (UTC -3)
Noemi Oliveira

Reunindo um público de 510 participantes, entre empresários, pesquisadores, lideranças setoriais e políticas, além de profissionais ligados a diferentes cadeias do agronegócio, foi aberto na manhã desta quarta-feira (5), em Campinas, a VII edição do Fórum e Exposição Abisolo, um dos mais importantes eventos para a divulgação das inovações tecnológicas e do conhecimento na área de nutrição vegetal com vistas ao aumento da produtividade do agronegócio brasileiro. Além das várias palestras sobre uma série de temas de relevância técnica e científica para o segmento, o evento, que se prolongará até a quinta, dia 6, contou ainda com uma exposição de 43 empresas do segmento de nutrição vegetal.

Na solenidade de abertura do Fórum, o presidente da Abisolo, Clorialdo Roberto Levrero, conclamou todos os empresários e líderes do segmento a se unir para fortalecer o agronegócio de forma geral. “Acredito que, se o consumidor final não conhecer melhor tudo o que nós fazemos nas nossas indústrias ou que o agricultor faz lá nas suas fazendas, de uma forma mais clara e correta, e uma mídia esclarecendo acredito que impactos negativos como os recentemente ocorridos, com o episódio o da “Carne Fraca" teriam sido bem piores. E como nós conseguimos fazer isso? Unidos. A agricultura tem de ser unida, os produtores de insumos têm de ser unidos. Todos dentro de ideais comuns", afirmou Levrero.

A abertura do evento contou com a participação do diretor do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Sergio Augusto Morais Carbonell, que destacou a decisiva contribuição das áreas de tecnologia de nutrição para o expressivo crescimento da produtividade da produção agrícola brasileira. “Temos o registro de algumas culturas, onde houve aumento de até 30% na produtividade atual, quando comparada com a existente há 20 ou 30 anos", comentou Carbonell, que esteve representando o secretário da agricultura de São Paulo, deputado Arnaldo Jardim.

Após a abertura, o professor Atila Francisco Mogor, da Universidade Federal do Paraná, proferiu a palestra Mecanismos de Atuação dos Biofertilizantes. Entre outros aspectos, o professor Mogor salientou que uma das áreas mais avançadas atualmente na pesquisa do segmento é a das plantas tratadas com extratos de alga. “O ponto mais relevante hoje em dia é a área que estuda o extrato de alga como um sinalizador para estimular o crescimento das plantas e atenuar os efeitos de estresse hídrico ou de salinidade".

Na palestra seguinte, denominada Efeitos dos Aminoácidos na Produtividade; o, o professor Paulo Roberto de Camargo e Castro, da ESALQ/SP comentou que o principal desafio atualmente das pesquisas é realizar aplicações de aminoácidos de forma a obter respostas mais eficientes das plantas. “Há diversos estudos e trabalhos que detalham vários processos onde o uso de aminoácido melhora várias culturas, seja por meio de uma maior absorção dos aminoácidos pelas plantas, seja pelo aumento do teor de potássio, entre outros fatores. Um exemplo claro disso é o uso de aminoácidos em plantações de soja", observou o palestrante, chamando a atenção também para o efeito benéfico dos aminoácidos no estímulo ao crescimento das células.

Na parte da tarde desta quarta-feira (5), serão proferidas as seguintes palestras: Benefícios da Nanotecnologia para os Fertilizantes Especiais, com o professor Hudson Pereira de Carvalho; Influência dos Fertilizantes Organominerais na Macro e Microbiota do Solo, a cargo do professor Fernando Dini Andreote, da Esalq/USP; Pesquisa de Mercado 2016, proferida por Anderson Ribeiro, diretor de Comunicação da Abisolo; e Política Nacional de Resíduos Sólidos-Projeto Piloto Abisolo-InPEV, a cargo do engenheiro agrônomo João Cesar M. Rando, presidente do inPEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias.

O Fórum Abisolo prosseguirá nesta quinta-feira (6), a partir das 9hs, com a palestra CETESB – Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, proferida pelo engenheiro Alfredo Carlos Cardoso Rocca. Em seguida, o engenheiro agrônomo Hideraldo Coelho, coordenador do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, trata das Principais Alterações nas Instruções Normativas e suas Consequências para o Setor.

Haverá também uma palestra especial que ficará a cargo do chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Augusto Boechat Morandi, e que abordará o tema Papel da Inovação nos Próximos Passos da Agropecuária Brasileira. Na sequência, o consultor Marcos Fava Neves, da Markestrat, falará sobre Perspectivas para o Mercado Agrícola Brasileiro e Global.

No fechamento do evento, o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, atual presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), proferirá a palestra Tendências para o Seguro Agrícola e Crédito Rural. Em seguida, o secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, falará sobre O Papel dos Estados no Desenvolvimento da Agricultura Nacional. Encerrando o evento, será promovido um debate que terá a mediação do consultor Ivan Wedekin, diretor da Wedekin Consultores.

A VII edição do Fórum e Exposição Abisolo conta com patrocínio ouro da Compass Mineral e Produquímica. São patrocinadoras também: Agrichen, Ata Tensoativos, Borax, Croda, Fertilizantes Heringer, Milliken, Rigrantec, Univar e Wacker. O evento conta também com o apoio institucional da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, ANDAV – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários e ASBRAM – Associação Brasileira de Indústrias de Suplementos. Já em termos de mídia, o Fórum conta com o apoio de A Granja, AgroLink, Revista Attalea Agronegócios, AgroDBO, Campo & Negócios, Cultivar, Notícias Agrícolas e RPA News.

Serviço:

VII Fórum e Exposição Abisolo

Data: 05 e 06 de abril de 2017

Local: Expo Dom Pedro (Campinas/SP)

Horário: Dia 5 - das 8h00 às 18h00 – Dia 6 – das 9h00 às 16h40

Outras informações: www.forumabisolo.com


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024