Fortalecimento das relações com produtores é alvo de ação da Embrapa Arroz e Feijão

19.08.2014 | 20:59 (UTC -3)

A Embrapa Arroz e Feijão realizou, entre os dias 29 de julho e 1º de agosto de 2014, o “Tour da Safra”, uma série de visitas aos produtores de feijão nos municípios de Paracatu e Unaí, em Minas Gerais; Cristalina, Goiás; e Planaltina, no Distrito Federal. O objetivo foi a captação de informações sobre a safra de inverno de feijão-comum/2014 e o fortalecimento das relações institucionais entre Embrapa e o setor produtivo, visando manter a proximidade entre o corpo técnico da Empresa e a realidade vivida pelos produtores rurais. Nos quatro dias, pela manhã, foram realizadas reuniões com os parceiros e, à tarde, aconteceram as visitas a campo.

Esta ação é parte de uma estratégia de trabalho participativo e regionalizado, que busca o fortalecimento dos atores locais, com a inserção da equipe de pesquisadores e analistas da Embrapa na discussão do sistema de produção, para que, em conjunto com esses parceiros, se construa uma agenda de atividades específica a cada região.

O evento teve coordenação conjunta dos setores de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e de transferência de tecnologia (TT) da Embrapa Arroz e Feijão, com o apoio do pesquisador Vitor Henrique Vaz Mondo e do analista Augusto César de Oliveira Gonzaga como coordenadores. Segundo Vitor Mondo, o “Tour da Safra” será realizado regularmente nas regiões representativas de cada safra. Desta vez, na safra de inverno/2014, a 3ª de feijão-comum, a ação aconteceu nas cidades citadas acima, contemplando os estados de DF, GO e MG. No verão, em novembro, a proposta é contemplar as regiões produtoras dos estados de SP e PR. Em 2015, novas atividades estão previstas para que esse modelo se consolide como um evento institucional e regular. “Com o fortalecimento do evento, nos próximos anos, não apenas estaremos captando informações, mas, também, compartilhando e discutindo de forma regional, com cada parceiro envolvido, os resultados de trabalhos realizados”, afirma o pesquisador, e completa: “ações que estudem os desafios enfrentados pelos produtores são extremamente necessárias para dar suporte a todo um processo de inovação tecnológica no qual estamos inseridos”.

As informações sobre a safra de feijão-comum de inverno em 2014 e as demandas, institucionais e de pesquisa, serão compiladas e os resultados vão compor um relatório para a Embrapa Arroz e Feijão. Esse trabalho será apresentado ao corpo técnico e grupos de pesquisa da Unidade, para análise e inclusão em programação de pesquisa e TT. “Além disso, o fortalecimento das relações e a formalização de parcerias entre algumas instituições estão em andamento nesse trabalho”, diz Vitor Mondo.

Pela Embrapa, estiveram presentes no “Tour da Safra”:

- Adriano Stephan Nascente - Pesquisador

• Augusto César de Oliveira Gonzaga - Analista

• Luciene Fróes Camarano de Oliveira - Analista

• Luís Fernando Stone - Pesquisador

- Mábio Chrisley Lacerda - Pesquisador

- Maria da Conceição Santana Carvalho - Pesquisadora

- Thiago Lívio Pessoa de Oliveira Souza - Pesquisador

- Vitor Henrique Vaz Mondo – Pesquisador

Os parceiros nessa edição:

- Consultores técnicos das regiões visitadas

- Cooperativa Agrícola de Unaí Ltda. - Coagril

- Cooperativa Agrícola Serra dos Cristais - COACRIS

- Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal - COOPA/DF

- Emater-DF

- Gtec-Feijão

- Planeje Projetos Agropecuários e Assistência Técnica Ltda. - Paracatu

- Produtores rurais

- Secretaria da Agricultura do Distrito Federal

- Terrena Agro - Paracatu

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025