FMC leva peça infantil gratuita para Mato Grosso do Sul

09.06.2014 | 20:59 (UTC -3)

Depois das oficinas destinadas aos educadores da rede pública, a FMC Agricultural Solutions, agroquímica multinacional, completa o projeto de responsabilidade ambiental “Árvore da Vida” com apresentações teatrais gratuitas para o público infantil. Em Dourados, as apresentações ocorrem no dia 9 a 11 de junho, em nove sessões, em parceria com a revenda Comitiva, Usina São Fernando e Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação e Cultura do Município. Já em Maracajú, os espetáculos ocorrem em oito sessões nos dias 13 e 16 de junho, em parceria Tonon Bionergia e Soma. O projeto é aprovado pelo Ministério da Cultura (Circulação do espetáculo “Árvore da Vida” – Região Centro Oeste” sob o número do Programa Nacional de Apoio a Cultura 12/9229), com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e com apoio da prefeitura municipal.

A peça infantil oferece conhecimento, de forma lúdica, sobre como é possível inserir boas práticas agrícolas na rotina da comunidade rural. Com uma linguagem simples, o espetáculo, de autoria de Bruno Fantini e produzido pela Companhia de Teatro Sia Santa, trata da jornada de insetos que buscam informações para salvar uma grande árvore e o seu ecossistema. O conteúdo relata a descoberta do 8° hábito de atuação responsável: meio ambiente, uma grande novidade nas boas práticas agrícolas, fazendo alusão ao espetáculo “Plantando o 7”, anteriormente criado e apresentado pela FMC, que fala sobre os sete hábitos de atuação sustentável.

Como parte do projeto, em Dourados e Maracajú, foram ministradas as oficinas para professores . Na ocasião, foram abordadas teorias e técnicas teatrais, além de jogos dramáticos para dar orientações vocais e desenvolver a habilidade de comunicação e expressão dos profissionais. O curso foi ministrado por atores com acompanhamento de uma fonoaudióloga.

O diretor da peça, Jorge Fantini, destaca a importância do projeto. “Em 2014, aproximadamente 14 mil pessoas, entre alunos e professores, deverão ser atendidas diretamente pelo financiamento da FMC e dos seus parceiros em diversas cidades. É um número significativo que mostra o quanto a iniciativa está crescendo e evoluindo”, afirma o diretor.

“O objetivo do Árvore da Vida é levar conhecimento, informação e atualização para crianças e professores. As crianças são multiplicadoras de conhecimento dentro de suas casas e os educadores atuam diretamente na formação de cidadãos nas salas de aula. Valorizamos muito a participação e o envolvimento desses dois públicos”, destaca a gerente de comunicação da FMC, Fernanda Teixeira. “Pelo teatro, encontramos a melhor forma de beneficiar comunidades, disseminando boas práticas agrícolas com cultura e entretenimento”, completa.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro