Agropecuária retoma níveis pré-crise de 2008 e PIB deve crescer 7% em 2010
A tecnologia de informação está cada vez mais próxima do coração da gestão e dos processos das empresas. Além de diretamente ligada à capacidade de inovar e competir, os softwares de gestão têm papel fundamental no desenvolvimento das empresas. Atenta ao potencial da ferramenta, a FMC Agricultural Products, uma das líderes no mercado de defensivos agrícolas no país, leva TI ao campo, e implementa novo sistema de gestão, o Crop System, da SAP. A expectativa é aumentar a eficiência nos processos da empresa e torná-los mais flexíveis, por meio do gerenciamento de todas as informações necessárias para venda de defensivos, entrega de produtos e ficha cadastral dos clientes.
As mudanças começaram a ser planejadas há dois anos, a partir de um estudo que traçou um paralelo entre os objetivos da companhia a médio e longo prazo e a estrutura operacional da empresa até então. “A tecnologia da informação tem potencial consistente para subsidiar as tomadas de decisões da empresa. Para isso, é imprescindível esse alinhamento”, aponta Vanderlei Andrade, gerente de TI da FMC.
O Crop System estará acessível para toda a equipe de vendas da FMC, distribuída pelo país. Com o novo formato, será possível disponibilizar ao representante comercial todas as informações necessárias para venda, consignação e entrega de produtos, “uma estrutura de dados completa para estreitamento de relações com clientes e toda sua rede de influências.
Além disso, será possível organizar o processo de planejamento e preparação de visitas comerciais, vendas e entradas de ordens, preços e condições comerciais.
A proposta, com o Crop System, é que a empresa dê conta da demanda atual e esteja preparada para as necessidades futuras, como um aporte para gestão de relacionamento (CRM).
Crescimento - O investimento em TI faz parte de uma série de iniciativas da empresa. As ações visam aumentar o faturamento da companhia no Brasil para US$ 1 bi em 2014 - atualmente a marca é de US$ 422 mi. As reformulações passam por novo sistema de negociação com produtores de soja, contratação de novos diretores, gerentes e profissionais para o campo, expansão da planta de inseticidas em Uberaba, entre outros.
Maria Emília Zampieri
Alfapress Comunicações
(19) 2136.3540
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura