FMC destaca importância das Boas Práticas Agrícolas

12.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Maria Emília Zampieri

O Projeto APLICAR agrega à tecnologia GP recém-lançada no arroz irrigado, a preocupação da FMC em conscientizar todos que trabalham diretamente com o produto com relação ao seu uso correto e seguro. “A iniciativa faz parte da postura FMC em relação à Agricultura Responsável, baseada no tripé: desenvolvimento de produtos em harmonia com o meio ambiente, idealização de projetos sócio-educativos para comunidade e incentivo a um plantio com consciência”, informa Walter Costa, diretor de marketing da FMC.

O foco da capacitação oferecida pelo Projeto é que nunca se deve perder de vista a importância da aplicação correta do produto. O objetivo é minimizar ainda mais quaisquer problemas da atividade agrícola. “Com a aplicação correta é possível evitarmos problemas como a deriva e evaporação para áreas vizinhas, garantindo o bom controle das plantas daninhas e sem surpresas indesejáveis”, aponta Eugênio Passos Schroder, da Schroder Consultoria, responsável pelo treinamento.

Promovido pela FMC, o Projeto Aplicar tem o foco na aplicação aérea e terrestre de defensivos agrícolas para a cultura de arroz. Neste ponto, é interessante notar que o Brasil vem obtendo destaque mundial neste segmento, sendo atualmente o país que utiliza mais eficientemente defensivos agrícolas por tonelada de alimento produzido (superando EUA e União Européia). Confirmando a importância de um trabalho que valorize a informação e o conhecimento sobre a produção agrícola, o Brasil também vem evoluindo no seu processo produtivo. Prova disso é que, há 20 anos, o país gastava 5.000 litros de água para produzir 1 tonelada de arroz. Hoje, o gasto é de pouco mais de 1.800 litros para a mesma quantidade produzida.

Nesta linha de trabalho e conscientização realizada pela FMC nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o Projeto APLICAR já passou por várias cidades e segue com sua programação até o dia 15 de setembro, totalizando 24 etapas.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025