Circuito Boi Verde mostra o potencial da raça Nelore
Mais do que gerar renda para quem produz, embelezar ambientes e agradar quem as recebe, algumas flores também podem ser consumidas. É o que a Emater/RS-Ascar e o Instituto de Educação Ivoti estão mostrando no Agroshow 2010, feira de dinâmicas, negócios e tecnologias voltados para a agricultura familiar, que acontece até domingo (27/06), no Centro de Eventos, em Nova Petrópolis.
No jardim exposto no local, os visitantes conhecem uma orquídea, da qual é extraído o açúcar de baunilha, e aprendem que algumas flores que cultivam em casa, no jardim, podem ser aproveitadas na culinária. Durante os quatro dias da feira, alunos e professores do Instituto irão realizar oficinas de flores comestíveis, como as de geleia de rosas e folhas de menta e de chocolate quente com violeta de jardim, apresentadas nesta quinta-feira (24). Entre as flores comestíveis, estão a capuchinha, o amor-perfeito e as rosas, desde que cultivadas sem agrotóxicos. “Hoje a utilização de flores ainda está na alta gastronomia, queremos popularizar”, explica a professora Sueli Presser.
O preparo de receitas naturais é uma das atividades práticas desenvolvidas com alunos da educação infantil à 4ª série, dentro do Programa Herbáreo Vivo, desenvolvido pelo Instituto de Educação, em parceria com a Emater/RS-Ascar e outras entidades do município de Ivoti. O Programa abrange uma série de ações, como o projeto de alimentação “O sabor da natureza”, o jardim horta, as flores comestíveis, a polinização com abelhas jataí (nativas), o banco de sementes e a participação em eventos, que propiciam uma interação dos estudantes com o meio social e natural em que vivem. “Temos a preocupação de trabalhar as questões ambientais desde cedo, para que eles tenham um olhar diferente para o meio ambiente, para que se sensibilizem e aprendam a cuidar da natureza”, afirma a professora Renati Korndörfer.
Programação:
Nesta sexta-feira (25), serão realizadas oficinas de arroz à jardineira e cuca de coco com geleia de rosas; no sábado (26), haverá demonstrações de preparo de biscoito de mel com anis, flores de alfazema e cobertura de chocolate e de pães sem fermento com capuchinha, cobertura de requeijão tipo Kässchmier aromático e pétalas de cravos. No domingo, serão elaboradas panquecas, saladas coloridas e pastel em flor. Alternadamente com as oficinas de flores comestíveis, ocorrem demonstrações de receitas de cuca de farofa (com diferentes recheios), torta salgada e pizza de batedeira. As oficinas ocorrem nos turnos da manhã e da tarde, no espaço temático da floricultura.
Informações: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Caxias do Sul - (54) 3223-5633 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura