Fisiologia e mobilidade de produtos químicos é tema de curso online

24.06.2015 | 20:59 (UTC -3)
Daiane Köhler

A competitividade, o avanço da tecnologia e dos processos de produção são agentes que influenciam diretamente o agronegócio e fornecem desafios diários aos profissionais do campo. Por isso, o conhecimento e o acesso à informação compõem os principais diferenciais deste quadro. Voltado a esta realidade e com a preocupação de fornecer subsídios práticos e eficazes na tomada de decisões, o Instituto Phytus abre inscrições para o curso de Fisiologia e Mobilidade de Produtos Químicos, que poderão ser realizadas até o dia 24 de julho, pelo site http://atualizacoes.iphytus.com/.

As aulas iniciarão no dia três de agosto, com o objetivo de promover conhecimento sobre as estruturas e os processos contribuintes para a vida das plantas, além de fornecer embasamento para a compreensão da dinâmica da água à medida que flui para dentro ou fora das células, para o solo e através da planta para a atmosfera. Estes conceitos fornecerão suporte à abordagem dos aspectos práticos relacionados à absorção e translocação de produtos químicos no solo e na planta.

Coordenada pelos colaboradores Dr. Marcelo Madalosso e M.Sc. Lilian Cervo Cabrera, a Atualização é totalmente online, com aprendizado focado e com duração de um mês, o qual os inscritos terão acesso a apresentações interativas para leitura, exercícios de fixação, fóruns com pesquisadores, vídeos didáticos, além de outras dinâmicas que auxiliarão na compreensão e fixação do conteúdo.

Na primeira semana do curso, serão abordados os temas “Aspectos práticos dos principais componentes celulares” e “Locais de ação de produtos químicos”. Na segunda semana, os conteúdos tratados serão a “Mobilidade da água no solo e entrada na planta” e “Como essas características interferem no transporte de produtos químicos no solo”. Já na terceira semana, os “Aspectos práticos das propriedades da água” e as “Relações da água com a planta, estresses, residuais e na qualidade de calda de aplicação” serão os focos de estudo. Por fim, serão apresentados e debatidos os assuntos “Movimento de água da planta para a atmosfera” e a “Mobilidade de defensivos agrícolas na folha e na planta”.

Consulte o atendimento Phytus sobre inscrições em grupos, turmas fechadas e cursos personalizados. Além da inscrição, o site http://atualizacoes.iphytus.com/ também oferece mais informações acerca deste e de outros cursos oferecidos pelo Instituto.

• Marcelo Gripa Madalosso - Engenheiro agrônomo com doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), professor da Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), pesquisador da área de fitopatologia e Gerente de Pesquisa e Ensino do Instituto Phytus.

• Lilian Cervo Cabrera - Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), jornalista e acadêmica do curso de Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Foto: Instituto Phytus/Divulgação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro