FMC promove 1º Conexão Cana em Pintangueiras/SP
Os Fiscais Federais Agropecuários, responsáveis por zelar pela qualidade dos alimentos de origem animal e vegetal consumidos pelos brasileiros, lançam a campanha “Passou pela gente, tá legal”. A ação, que será realizada entre os dias 30 de junho e 2 de julho (de quinta-feira a sábado), tem como objetivo informar a população sobre a importância do trabalho de fiscalização e controle da qualidade dos alimentos feito por esses profissionais, mas também destacar a necessidade de o consumidor estar atento a cuidados de manuseio que garantirão a qualidade do produto em casa. Em Porto Alegre, a campanha tem como parceiro o Nacional Super, e terá o apoio do Movimento das Donas de Casa e Consumidores do Rio Grande do Sul.
A campanha, uma iniciativa do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical), ocorrerá simultaneamente em 12 capitais brasileiras: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Campo Grande, Belo Horizonte, Belém, Salvador, Recife, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre. Durante a ação, serão distribuídas cartilhas informativas e haverá um fiscal agropecuário para esclarecer dúvidas da população. O material é bem didático, em formato de história em quadrinhos, no qual os personagens Pedro e Martinha, ambos fiscais federais, explicam o trabalho que realizam.
O início da campanha ocorrerá no Dia Nacional do Fiscal Federal Agropecuário, comemorado em 30 de junho. Os Fiscais Federais Agropecuários são funcionários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Essa função de fiscalizador existe há 150 anos, mas apenas em 2000 foi criada a carreira. Atualmente, existem 3.500 fiscais em todo o Brasil. São agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas. Eles não são apenas profissionais que multam ou penalizam. Têm como tarefa zelar pela qualidade dos alimentos que chegam à mesa do consumidor e dos que vão para fora do País. Com isso, contribuem para a produção de riquezas do Brasil e protegem a marca brasileira nos produtos do agronegócio.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura