Fim de semana deve ser de tempo estável em grande parte do RS

Para a próxima semana, a previsão é de chuva na maior parte do estado

20.02.2026 | 15:05 (UTC -3)
Fabrízio Fernández
Figura 2 - chuva prevista (em mm) pelo modelo GFS de 19 a 25 de fevereiro de 2026
Figura 2 - chuva prevista (em mm) pelo modelo GFS de 19 a 25 de fevereiro de 2026

Para o final de semana, a previsão é de tempo estável em grande parte do RS com incidência de chuvas isoladas na metade Oeste. Em algumas localidades da metade Sul, as temperaturas podem apresentar leve declínio no domingo (22/2). Já para a próxima semana, a previsão do tempo indica chuva em grande parte do território gaúcho.

As informações constam no Boletim Integrado Agrometeorológico 08/2026, produzido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Sexta-feira (20/2): a instabilidade deve se concentrar em pontos da metade Norte, também com previsão de chuva fraca a moderada, pontualmente forte.

Sábado (21/2) e domingo (22/2): a atuação de um cavado (área alongada de baixa pressão) a Oeste do RS pode provocar chuva na metade Oeste do Rio Grande do Sul. Nesses dois dias, a precipitação deve ocorrer de forma isolada nessa região, enquanto nas demais localidades o tempo permanecerá estável, sem previsão de chuva significativa.

Segunda (23/2) e Terça-feira (24/2): o sistema deve se aproximar e intensificar a instabilidade, com previsão de chuva em grande parte do território gaúcho.

Quarta-feira (25/2): os efeitos de circulação associados ao transporte de umidade podem provocar chuva no litoral gaúcho e em regiões adjacentes, onde há previsão de precipitação fraca a moderada. Nas demais regiões, o tempo deve permanecer estável, sem previsão de chuva significativa. Na metade Norte do RS, deve ocorrer uma leve oscilação nas temperaturas e posterior retomada gradual dos valores de calor.

Assim, os acumulados de precipitação devem variar entre 5 e 100 milímetros (mm) ao longo da semana, com maiores acumulados sendo previstos para região da Fronteira Oeste, Missões, Alto Uruguai e Norte. Nas demais regiões, os acumulados previstos são um pouco menores e devem ficar entre 5 e 50 mm.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp