Ferrugem da soja chega a Chapadão do Sul/MS
A 5ª Festa do Melão, realizada no dia 21 de dezembro, em Santo Ângelo/RS, foi considerada um sucesso. Cerca de 1.500 pessoas participaram do evento e os agricultures aproveitaram a oportunidade para comercializar o produto na a 6ª Feira do Melão, na Praça Leônidas Ribas (Praça do Brique).
Na Festa, além do melão, foram comercializados também subprodutos, como schmier, geléias, sorvete, picolé, cucas recheadas com melão, suco e rapadura da casca do melão. Também foram comercializados outros produtos coloniais para a diversificação da propriedade, como pães, bolachas, cucas, doces, milho cozido, e outros.
Na busca de alternativas para agricultura familiar, o Escritório Municipal da Emater/RS Santo Ângelo em conjunto com a Associação de Produtores de Melão da Comunidade de Ilha Grande vem trabalhando a produção de melão, com envolvimento de 25 famílias com área total de 30ha, comercializando em trono de 250t. Essas famílias têm a tradição de produzir o melão, de geração em geração, com semente crioula, predominando a variedade do Melão Gaúcho, enfatizando a produção orgânica com orientação técnica da Emater/RS-Ascar do município.
Estiveram na 5ª Festa do Melão, o Prefeito Municipal de Santo Ângelo Eduardo Loureiro, o vice Adolar Queiroz, o Presidente da Emater/RS Mario Nascimento, o coordenador da Festa Téc.Agr.Diomar Lino Formenton da Emater local com a equipe Presidente da Associação Liria Fonseca Christofari e demais agricultores(as)
O município de Santo Ângelo, situado na Região Noroeste do Rio Grande do Sul possui sua área agricultável com predominância para a soja com 35000 há, trigo 5000há, milho 7000há, possuindo também um rebanho leiteiro que produz em torno de 1.000.000 l/mês de leite.
Fonte: Emater Santo Ângelo - emangelo@emater.tche.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura