Festa da Colônia de Gramado/RS exibe potencial produtivo da agricultura

05.04.2010 | 20:59 (UTC -3)

A Festa da Colônia de Gramado/RS, que acontece de 8 de abril a 2 de maio, é um evento cultural e gastronômico que mostra o potencial produtivo dos agricultores do município.

Gramado conta com agroindústrias familiares de doces, sucos, pães e outros produtos artesanais. “É uma grande vitrine que propicia a divulgação dos produtos, cultura e costumes e abre portas para um bom relacionamento comercial dos produtores com os turistas e consumidores”, afirmam os técnicos agrícolas da Emater/RS-Ascar de Gramado, Alexandre Meneguzzo e Antônio Favero. Neste ano, a festa acontecerá em dois locais: Praça das Comunicações e Lago Joaquina Rita Bier.

A festa oportuniza a divulgação da cultura das famílias rurais através da participação em diferentes setores, como: cozinhas típicas das culturas italiana e alemã (Casa Nostra e Unser Haus), setor de lanches (Bier Platz), café da colônia, feira de produtos, casa do colono, fornos de barro, bandinha e grupos folclóricos, agroturismo e desfile de carretas, entre outros.

Mais de 250 famílias participam da festa. Empenhada no desenvolvimento do setor de agroindústria, a Emater/RS-Ascar realiza o acompanhamento dos agricultores durante o ano todo. A instituição presta orientação na produção de matéria-prima, estruturação, legalização, comercialização e divulgação. Estas ações são desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associações e órgãos governamentais e não-governamentais que atuam na área.

Novidades

Além de ocorrer em dois locais neste ano, a festa terá outras novidades: foram criados dois espetáculos cênicos contando a vida do colono gramadense: “Vivências – várias etnias e um só povo” e “Teatro de Bonecos”. Houve, ainda, a ampliação do número de restaurantes típicos e das tendas coloniais. E o turista poderá interagir mais com a festa e participar do tradicional Desfile de Carretas, que antes era feito exclusivamente por colonos.

O visitante também irá se surpreender com a decoração de rua. Serão plantadas 8,5 mil mudas de flores e hortaliças ao longo da Avenida Borges de Medeiros, recriando a colônia no centro da cidade. Mais informações podem ser obtidas no site

Rejane Paludo

Emater/RS-Ascar – Regional Caxias do Sul

(54) 3223-5633 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025