Fertiláqua oferece soluções para aumentar florada e pegamento de fruto

Fertiláqua possui as tecnologias necessárias para estimular as plantas, proporcionando condições para melhor pegamento de flores e frutos

26.11.2020 | 20:59 (UTC -3)
Camila Lopes

A floração e o pegamento de fruto são etapas importantes do desenvolvimento de uma planta. Alguns manejos podem ser feitos para melhorar todo esse processo, como aumentar os níveis de carboidratos de reserva durante a fase de desenvolvimento vegetativo e reduzir ao máximo as perdas por estresse; condicionar o solo para que ele ofereça um ambiente propício; favorecer maior desenvolvimento de raízes (principalmente pelos absorventes).   

Outros três elementos importantes para a planta são a busca pelo equilíbrio nutricional, fornecendo os nutrientes necessários nas fases corretas para ótimo desenvolvimento; o estímulo para elevar os níveis de hormônios promotores; e o aumento da disponibilidade de água.

Segundo Conrado Dias, coordenador de desenvolvimento de mercado da Fertiláqua, durante a etapa da florada é importante que as flores sejam viáveis, com tubos polínicos bem formados e grão de pólen fértil, além da presença de polinizadores na área de produção. “Elementos como cálcio e boro são fundamentais nessa fase”, explica. 

Já o pegamento de frutos está ligado a vários fatores, sendo os mais importantes, os níveis de reservas endógenas, níveis nutricional, balanço hormonal e disponibilidade de água. Estudos mais recentes mostram que o uso de sacarose e substâncias antiesstressantes aumentam a eficiência do pegamento de frutos. 

A Fertiláqua possui as tecnologias necessárias para estimular as plantas, proporcionando condições para melhor pegamento de flores e frutos, aumentando a quantidade de frutos e, consequentemente, o ganho na produção e produtividade. 

“Por meio de aplicações de bioestimulantes foliares e de solo, que promovem na planta equilíbrio hormonal; aumentam a eficiência de acúmulo de carboidratos, reduzindo estresse, principalmente abióticos; fornecem os nutrientes essenciais para essa fase de produção; estimulam rapidamente o desenvolvimento de raízes absorventes; e condicionam e revitalizam solos, com ganhos na biologia, química e física do solo”, afirma Dias. 

Mais informações sobre soluções e serviços para a florada e pegamento de fruto no website www.fertilaqua.com.  

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024