Fertiláqua destaca soluções para auxiliar planta quanto aos danos em instabilidades climáticas

Empresa possui soluções especiais para este momento que contribuem para o pleno desenvolvimento foliar

16.12.2020 | 20:59 (UTC -3)
Camila Lopes

A Fertiláqua possui produtos e serviços que permitem que a planta alcance o máximo de seu potencial genético, com a utilização conjunta do conhecimento em solo, sementes, plantio e manejo nutricional e fisiológico.

O processo vegetativo é uma das fases mais importantes do cultivo e requer cuidados. É importante utilizar produtos que estimulem a cultura a desenvolver estruturas vegetativas com mais eficiência na captação de luz e melhorem a eficiência fotossintética da planta.  

A Fertiláqua possui soluções especiais para este momento que garantem o pleno desenvolvimento foliar. E, ainda em momentos de estresse, promovem melhor desempenho em uma recuperação de danos e retomada de crescimento.

Atualmente, com a instabilidade climática que o Brasil tem enfrentado, as plantas têm sofrido um impacto muito alto em seu metabolismo. Tal estresse provoca a produção de substâncias que causam danos nas estruturas celulares. “Conhecidas como Espécies Reativas de Oxigênio, ou EROs, são geradas no metabolismo vegetal. Tal reação ajuda na comunicação da planta sobre problemas no ambiente, mas causam prejuízos se permanecerem ativas no organismo, como a paralisação de processos metabólicos essenciais à sobrevivência, como morte celular, fechamento estomático, enfraquecimento da parede celular, senescência, ineficiência da fotossíntese, além de muitos danos de caráter bioquímicos”, explica o gerente de desenvolvimento da Fertiláqua, Deyvid Bueno.

Com o uso de produtos com composição característica contendo principalmente Aminoácidos, Extrato de Algas e micronutrientes chave, como Zn, Mo, Cu e Mn, o impacto de estresse é imensamente reduzido, pois são capazes de fomentar o aumento de enzimas responsáveis pelo combate e redução dos compostos danosos ao metabolismo vegetal, além de garantir maior fluxo de reservas para posterior acúmulo proteico, ou seja, maior produtividade.

Outro benefício de produtos contendo esses compostos é de ajudar a cultura em caso de falhas de germinação. Como o clima está muito instável e a janela de plantio já se adiantou bastante, realizar operações de replantio se tornam cada vez mais inviáveis. Com isso é preponderante estimular a cultura a criar estruturas vegetativas que possam reduzir as perdas pelas falhas na lavoura. “O dano de uma falha por m² somada ao estresse ambiental são fatores que podem trazer enormes prejuízos econômicos ao produtor, porém com essas soluções é possível amenizar significativamente o impacto. Ter mais estruturas vegetativas possibilita construir mais estruturas reprodutivas, que por consequência, gerarão mais grãos por plantas e por fim sacas a mais por hectare”, esclarece o gerente.

Resistência de plantas

Melhorar o perfil de resistência da planta a auxilia a sofrer menos dano em algumas condições. A aplicação de produtos ativa o mecanismo de defesa natural da planta, evitando que aconteçam níveis de infecção com perdas produtivas e econômicas nas lavouras. 

Este tipo de solução melhora a capacidade da planta e dá ferramentas para ela atravessar fases críticas, sendo recomendada também para complementar a nutrição balanceada e equilibrada no estágio de desenvolvimento. Os produtos de defesa da Fertiláqua possuem uma composição variada e complexa, oferecendo à planta capacidade de acionar seu metabolismo secundário e combater organismos fitopatogêncos, tendo como benefício menor dano ao tecido vegetal e maior capacidade da planta de produzir e acumular fotoassimilados.

“A consistência de resultados também é um grande diferencial dos nossos produtos. Por possuirmos um excelente P&D, validação constante de profissionais de relevância nacional e internacional e a eficiência de resposta com o produtor, temos segurança na recomendação destas soluções para ajudar o produtor que está com a cultura instalada e precisando garantir seu pleno desenvolvimento”, conclui Bueno.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024