Fepagro valida tecnologia para teste de germinação de sementes florestais

08.02.2011 | 21:59 (UTC -3)

O Laboratório de Tecnologia de Sementes, da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) está realizando a análise de germinação de sementes de 17 espécies florestais nativas. O trabalho faz parte do projeto "Validação de Metodologias para Análise de Germinação de Espécies Florestais Nativas", coordenado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O projeto tem o apoio do Ministério da Agricultura (MAPA) e do CNPq, além de outros laboratórios do país.

 

A qualidade e a sanidade das sementes no Brasil são regradas pelo Sistema Nacional de Sementes, bem como, a formação de lotes, o comércio e a utilização. O controle da qualidade destas sementes é feito por meio da análise de qualidade e sanidade, obedecendo as Regras de Análise de Sementes, editadas pelo MAPA. Neste conjunto de normas estão disponíveis metodologias de análise para aproximadamente mil espécies de plantas de grandes culturas, frutíferas, forrageiras, hortaliças, medicinais, condimentares, ornamentais, florestais e invasoras.

 

Segundo o responsável técnico pelo Laboratório, o agrônomo e mestre em Ciência e Tecnologia de Sementes, João Rodolfo Guimarães, estas regras não contemplam metodologias para muitas espécies nativas, por isso, o Ministério da Agricultura está trabalhando para validar metodologias de germinação para estas espécies.

 

 

Espécies testadas na Fepagro

As espécies testadas pela Fepagro são o Ipê-caroba-da-flor-verde, a Timbaúva, o Faveiro-do-cerrado, a Canafístula-branca, o Angico -vermelho, a Mutamba-verdadeira, o Sansão-do-campo, o Visgueiro-bolota, o Pacari-verdadeiro, o Vinhático-do campo, a Acácia-monjolo, o Tento-vermelho, o Embiruçu-peludo, o Senafedegosão, o Sansão-do-campo, o Gonçalo-Alves e o Pau-amendoim.

 

Gislaine Freitas

Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária

(51) 3288-8036

assessoria-comunicacao@fepagro.rs.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025