Fepagro Taquari sedia único banco de germoplasma do sul do país

18.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
Mírian Socal Barradas

O Centro de Pesquisa Emílio Schenk, unidade da Fepagro em Taquari, é a sede do único banco de germoplasma (material genético) da região sul do país. Coordenada pela pesquisadora Elisabeth Lisboa de Saldanha Souza, a coleção integra 127 variedades genéticas de frutas cítricas, como pomelo, laranja e limão, e de híbridos.

Por meio do material, é possível fazer cruzamentos e obter variedades resistentes a doenças ou com outras características desejáveis. “Já temos variedades registradas, como a Fepagro C13, e há outras quatro que resultaram de cruzamentos e ainda devem passar pelo processo de registro”, afirma Elizabeth.

O banco integra o Centro Nacional de Registros Genéticos e Biotecnologia (Cenargem) da Embrapa, através do qual é feito o intercâmbio com as outras instituições existentes no país, localizadas em Cruz das Almas (BA) e Limeira (SP). O Cenargem também é o responsável pela observação em quarentena do material genético vindo de outros países, por razões de biossegurança. “É uma precaução necessária para evitar a entrada de pragas no país”, explica a pesquisadora.

A interação com outros centros de pesquisa também acontece em seminários e congressos da área, como o XIX Ciclo de Palestras sobre a Citricultura do Rio Grande do Sul, que acontece em 23 e 24 de maio em Arvorezinha. Elizabeth apresentará o banco no primeiro dia do evento, às 17h.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025