Entressafra de soja é o período ideal para controle da buva
Nesta quarta-feira (12/08), a Fepagro garantiu apoio ao Frutal Cone Sul, evento que será realizado de 5 a 7 de novembro, em Bento Gonçalves/RS.
O apoio foi acertado em reunião entre o presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel, o diretor técnico, Erildo Pontes, e a coordenadora do Frutal Cone Sul, Madalena Borba, com o presidente da Fepagro, Benami Bacaltchuk, e o diretor-técnico, Ronaldo Matzenauer.
Na oportunidade, Bacaltchuk garantiu o apoio técnico ao Frutal Cone Sul. “É importante que os produtores do Rio Grande do Sul se convençam que não precisamos copiar modelos de produção de outros lugares do país, mas sim estarmos dentro de um sistema produtivo competitivo. A pesquisa tem grande papel nesse processo e será parceira nessa iniciativa”, garantiu o presidente da instituição gaúcha de pesquisa.
No ano em que a Fepagro completa 90 anos, o Frutal Cone Sul será uma oportunidade para estar junto com todo o setor que se beneficia com o referencial técnico produzido pela instituição. “Será um parceiro importante no processo de elaboração do temário técnico do evento”, destacou Bringel.
O Frutal Cone Sul se realizará de 05 a 07 de novembro, no parque de eventos da Fenavinho, em Bento Gonçalves, e tem o objetivo de dinamizar os setores da ruticultura, floricultura e agroindústria dos três estados do sul do Brasil e países do cone sul, promovendo produtos da região, atraindo novos investimentos e gerando mais emprego e renda em toda cadeia produtiva. O evento é realizado pelo Instituto Frutal, Frente Parlamentar da Fruticultura, prefeitura de Bento Gonçalves e Governo do Estado do RS.
O Instituto Frutal, com sede em Fortaleza/Ceará, possui uma experiência de 16 anos na realização de eventos de grande porte nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, como a Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal/Ceará), o Frutal Amazônia/Flor Pará e o Encontro Internacional da Pecuária da Amazônia (Amazonpec). As 16 edições do Frutal/Ceará reuniram 416 mil visitantes de vários países, sendo cerca de 5 mil produtores em caravanas. Foram capacitados mais de 15 mil produtores em 151 cursos técnicos, 229 palestras técnicas, 57 painéis, 47 seminários setoriais e 39 fóruns, encontros e reuniões.
O Estado do Rio Grande do Sul, destaque na produção de frutas, se credenciou para sediar o evento que reunirá em um mesmo espaço conhecimento e negócios. O Frutal Cone Sul será uma nova abordagem compartilhada entre as instituições, associações de produtores e gestores de políticas nas questões tecnológicas e nas definições de novos produtos, processos produtivos e formas de gestão.
O Frutal Cone Sul viabiliza-se graças ao aval da Frente Parlamentar de Fruticultura do Congresso Nacional, Governos dos Estados e instituições de pesquisa e desenvolvimento, além das representações de produtores, em uma grande aliança para mudar o perfil tecnológico e comercial da fruticultura, floricultura e agroindústria do Cone Sul. O evento reunirá mais de 250 estandes com todos os produtos e serviços da cadeia produtiva da fruticultura, floricultura e agroindústria. Será uma oportunidade de fazer negócios, cativar clientes, apresentar seus produtos na região, para um público previsto de mais de 20 mil pessoas, representando os principais países importadores e exportadores de frutas.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Instituto Frutal -
/ (51) 3331-1343
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura