FMC promove 1º Conexão Cana em Pintangueiras/SP
Em somente duas edições, a Feira Internacional do Setor de Frutas e Hortaliças, Fruit Attraction, que se realiza em Madri, consolidou-se como um Salão de referência para o setor horto-frutícola europeu, graças à participação de todas as áreas de produção espanholas, um dos principais exportadores de frutas e verduras do Velho Continente. Na sua próxima convocatória, que terá lugar de 19 a 21 de outubro em Madri (Espanha), a organização da Feira pretende reforçar a presença de empresas latino-americanas, pelo interesse da sua oferta, graças à complementaridade sazonal com a produção européia, e da crescente procura de frutas exóticas por parte do mercado desta região. Desta forma, o certame, que se convoca em Espanha e que é co-organizado pela Federação Espanhola de Associações de Produtores Exportadores de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas Vivas (FEPEX) e a Instituição Feiral de Madri (IFEMA), torna-se a melhor porta de entrada na Europa.
Fruit Attraction concebeu um modelo de feira próprio e adaptado ao setor horto-frutícola, onde, com um investimento muito econômico, se consegue a máxima rentabilidade. Na edição de 2010 reuniu 453 expositores diretos em quase 12.000 metros quadrados e as contratações geridas até este momento, para este ano, já superaram 60% da superfície da última convocatória e o período de requerimento de participação permanece aberto.
Além disso, com a finalidade de favorecer a presença brasileira, oferece-se ajuda às empresas para que venham à Feira e intensificaram-se as ações de promoção no país, impulsionando a campanha nos meios de comunicação e com a colaboração de uma agência especializada no setor e nesta região. A IBRAF e a APEX já estão analisando a sua participação na próxima convocatória pela oportunidade que a Fruit Attraction oferece ao mercado horto-frutícola do país.
Com estas ações pretende-se que as empresas brasileiras venham à Feira e comprovem os seus grandes pontos fortes: a sua eficácia como ferramenta comercial para o setor horto-frutícola e a sua capacidade como foro onde conjugar a oferta mais competitiva com uma procura de primeiro nível. Para conseguir isto, face a outros elementos secundários, no Salão os protagonistas são o produto e os encontros comerciais, como instrumentos principais para criar novas oportunidades de negócio. Deste modo, desenvolve-se, em colaboração com a Câmara de Comércio de Madri, um Programa de Compradores Internacionais que financia o bilhete e/ou o alojamento de cerca de 500 profissionais para que assistam à Feira. Entre estes convidados encontram-se os principais representantes do canal distribuidor internacional, garantindo uma procura de primeiro nível, com a presença dos representantes das cadeias de distribuição européias e do resto do mundo.
Em colaboração com o ICEX, organiza-se também uma missão comercial inversa com os grandes importadores e responsáveis de compras da Rússia, dos restantes Países do Leste da Europa e dos Emirados Árabes Unidos, algumas das áreas com maior potencial importador de todo o mundo. Uns mercados novos para muitos exportadores, que lhes permitirão diversificar os seus investimentos e, portanto, minimizar os riscos. Em resumo, uns profissionais de grande interesse para o setor exportador, com um alto poder de decisão na sua empresa, cuja presencia contribui para que a Fruit Attraction proporcione a máxima rentabilidade aos seus expositores.
Assim, a Fruit Attraction será o grande palco no qual se poderá promover os contactos, apresentar os produtos e realizar transações comerciais. A Feira será também um foro de interesse para todo o setor com a convocatória de diversos eventos monoproduto de caráter mundial. Entre outros, convoca-se o I Congresso internacional sobre a produção e o consumo mundial da maçã; o VII Congresso internacional de promoção do consumo de frutas e hortaliças. 5 por dia, questão de saúde; a Jornada sobre a fruta de caroço na distribuição européia; e o II Simpósio internacional sobre a romã.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura