FCA/Unesp recebe pesquisador australiano especialista em Ecologia

06.10.2009 | 20:59 (UTC -3)

No dia 9 de outubro a Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp vai receber a visita de Richard Hobbs, professor de Ecologia da Restauração da Universidade da Austrália Ocidental, considerado um dos mais renomados pesquisadores do mundo nas áreas de ecologia da restauração e ecologia de paisagens.

Hobbs vem conhecer as atividades do Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (LERF), do Departamento de Recursos Naturais da FCA, coordenado pela professora Vera Lex Engel.

Interessado em conhecer as pesquisas na área de restauração de ecossistemas da Mata Atlântica e ecologia de fragmentos florestais, desenvolvidas pela professora Vera Lex, Hobbs vai visitar áreas experimentais nas Fazendas Lageado e Edgardia.

Os alunos da FCA vão apresentar e discutir com o pesquisador australiano os 15 projetos de pesquisa atualmente em andamento no Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal. A visita também tem o objetivo de iniciar um projeto de intercâmbio científico entre FCA/Unesp e Universidade da Austrália Ocidental voltado para a pesquisa e atividades de pós-graduação.

Um dos pesquisadores mais citados do mundo em sua área de atuação, Richard J. Hobbs desenvolve trabalhos com dinâmica e manejo da vegetação, fragmentação de ecossistemas, reabilitação e restauração de ecossistemas, espécies invasoras, biologia da conservação e ecologia da paisagem. É autor de mais de 300 artigos científicos em revistas indexadas, além de autor e editor de 18 livros.

Hobbs é um dos 15 membros da Australian Laureate Fellowships, órgão do Conselho Australiano de Pesquisa e atua como editor-chefe da Restoration Ecology, a mais respeitada revista científica internacional na área de Ecologia da Restauração, além de ser membro do Conselho Consultivo da revista Landscape Ecology.

Durante a visita, o pesquisador australiano será acompanhado por Giselda Durigan, pesquisadora do Instituto Florestal e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal da FCA, e Antonio Carlos Galvão de Mello, também do Instituto Florestal.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu (FCA) e Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF) -

/

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025