FCA/Unesp inaugura instalações do Centro de Desenvolvimento e Manutenção de Equipamentos de Pesquisa

01.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Faculdade de Ciências Agronômicas

Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp inaugurou, no dia 30 de agosto, as instalações do Centro de Desenvolvimento e Manutenção de Equipamentos de Pesquisa (CDMEQ).

O Centro vai atuar no desenvolvimento e adaptação de equipamentos, ferramentas ou sistemas necessários à realização de pesquisas na FCA. “Se um professor ou pós-graduando precisar de um equipamento que não existe no mercado ou que precisa ser adaptado para um determinado experimento, vai poder contar com o auxílio do CDMEQ para a criação de protótipos ou dispositivos úteis às suas atividades de pesquisa”, explica o professor Ulisses Antuniassi, diretor-presidente da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf).

Essa atuação também deve contribuir para consolidar a tradição da FCA no desenvolvimento de instrumentação para pesquisa. “Temos vários exemplos bem sucedidos de aparelhos utilizados em áreas como mecanização, cultivo de cogumelos, matologia e tecnologia da aplicação” diz o professor Edivaldo Domingues Velini, diretor da FCA. “São soluções que foram criadas aqui e são utilizadas como modelos no Brasil todo. Com o CDMEQ queremos reforçar essa tendência”.

O CDMEQ também terá a função de dar suporte às atividades de manutenção dos equipamentos utilizados nos laboratórios e experimentos em atividades acadêmicas e científicas da FCA. “Muitas vezes laboratórios ficam parados em razão de problemas simples de manutenção”, lembra o professor Ulisses. “Dar funcionalidade a esse aparato vai trazer muitos ganhos para o ensino e a pesquisa na Faculdade”.

Além dos aparelhos utilizados nas pesquisas, o Centro deve receber equipamentos de uso comum na Faculdade e que demandam muita manutenção, como aparelhos de ar condicionado e todo o aparato de informática.

Numa primeira etapa, o Centro vai funcionar como um órgão de triagem para receber equipamentos que necessitem de reparos. Ao receber um aparelho, os técnicos do CDMEQ vão avaliar suas condições, identificar o tipo de defeito, conferir há garantia ou alguma reserva técnica que possa ser utilizada no seu conserto. A partir disso, o equipamento pode ser encaminhado a um serviço terceirizado de manutenção ou reparado no próprio Centro.

A atuação do Centro deve agilizar as atividades de pesquisas, além de gerar economia para a Faculdade, como salienta o professor Velini. “O CDMEQ é fundamental para a FCA porque temos uma demanda muito grande de pequenos serviços de manutenção que têm uma tramitação extremamente complexa no serviço público. O Centro vai desburocratizar a manutenção e permitir que alguns equipamentos possam ser consertados rapidamente”.

A criação do Centro de Desenvolvimento e Manutenção de Equipamentos de Pesquisa foi um exemplo bem sucedido da união de forças e interesses em benefício das atividades acadêmicas.

O projeto surgiu a partir da aplicação da reserva técnica institucional que a FCA recebe anualmente da Fapesp. Os recursos relativos ao exercício de 2009 foram integralmente aplicados na compra de equipamentos adequados para a instalação de uma oficina mecânica completa e laboratórios de eletrônica e eletrotécnica. Isso inclui fontes de energia, geradores de frequência, torno, furadeira, dobradeira de chapas, diversos tipos de solda e equipamentos usados para calibração, como anemômetros, termômetros e pHmetros.

A FCA propiciou a reforma que adaptou o prédio que, por sua vez, foi cedido pelo Departamento de Engenharia Rural. A Fepaf também custeou parte dos recursos aplicados no Centro e será a entidade responsável pela sua gestão.

Com o prédio pronto e os equipamentos integralmente adquiridos, caberá à Fepaf, até o final de 2011, contratar os recursos humanos para que o CDMEQ comece a funcionar plenamente no primeiro semestre de 2012.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025