FAZU começa a receber novos estudantes estrangeiros

20.07.2011 | 20:59 (UTC -3)
Laura Pimenta

Novos estudantes estrangeiros irão vivenciar a partir do mês de agosto uma experiência diferenciada de aprendizado, em Uberaba/MG. A FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) se prepara para receber no próximo domingo (24) dois técnicos do Governo Provincial de Benguela, da Angola, que irão fazer um intercâmbio de seis meses na faculdade, com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre Agropecuária, principalmente nas áreas de produção animal e vegetal. Os técnicos Antonio Felipe Pascola e João Carlos da Silva Lossap participarão de aulas dos cursos de Agronomia e Zootecnia da FAZU, bem como de eventos técnicos promovidos pela faculdade durante este período.

Um grupo formado por cinco jovens estudantes da Venezuela também desembarca em Uberaba no sábado (23) para cursar a graduação em Zootecnia na faculdade a partir de agosto de 2011.

A possibilidade de intercâmbio educacional com países como a Angola e a Venezuela foram ampliadas nos dias 4 e 5 de maio deste ano, durante a ExpoZebu 2011, quando a FAZU, apoiada pelo setor de Relações Internacionais da ABCZ, assinou convênios com várias entidades e instituições de ensino de outros países como Paraguai, Panamá, Colômbia, etc, estimulando a formação de profissionais estrangeiros no Brasil, país referência no Agronegócio.

Estes, no entanto, não são os primeiros convênios internacionais firmados pela FAZU. Há aproximadamente 10 anos, a faculdade mantém convênio na área de intercâmbio com a Asocebu (Associação dos Criadores de Zebu da Bolívia). Após este convênio, a partir de 2002, aproximadamente 25 estudantes bolivianos se formaram em Zootecnia pela faculdade. Atualmente, 15 jovens estão cursando a graduação na FAZU.

Muitos estudantes bolivianos que se formaram na FAZU, hoje voltaram à instituição para cursar pós-graduação. Este é o caso da jovem, Patrícia Ibanez, que concluiu o curso em agosto de 2010 e cursa atualmente a pós-graduação “Nutrição e Alimentação de Ruminantes”. Patrícia já aplica todo o conhecimento adquirido em solo brasileiro na fazenda de propriedade de sua família, localizada próxima a Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025